• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marci19741971
  • Perguntado 3 anos atrás

No Brasil, nos últimos anos do século XIX, a preocupação com a constituição de um Estado nacional e com a cultura do país debatia a questão de possuirmos um caráter nacional. A civilização brasileira se constituía da diversificação, ora branca, ora negra ou indígena, sendo que as duas últimas, para a época, já eram consideradas inferiores.

FIGUEROA, Amanda Gladyz Blásquez; CAMPOS, Sonia Maria de. Estudo Sócio-histórico e Neuropsicológico da Medicalização Infantil. Maringá-PR: Unicesumar, 2020.


Em nosso estudo nos debruçamos sobre as teorias raciais e seu contexto histórico. Considerando todo esse arcabouço, analise as afirmações a seguir que tratam sobre as teorias raciais e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As teorias raciais eram norteadas por correntes de pensamento etnológicas-biológicas, cuja base não vinha da antropologia física.

Alternativa 2:
As teorias raciais em discussão estavam baseadas em achismos, no senso comum, não trazendo um discurso de fundamento científico.

Alternativa 3:
Após a abolição da escravatura em 1725, o negro assume a condição de cidadão, contudo, essa igualdade não estava respaldada na constituição.

Alternativa 4:
As teorias raciais do período, que estavam em voga na Europa, apontavam que o mestiço, fruto do cruzamento de raças díspares, era longe de ser a solução, visto que este ser já carregava consigo uma herança biológica de defeitos.

Alternativa 5:
As teorias raciais vieram em parceria com a abolição da escravatura como uma forma de conscientizar a população e exigir mudanças na constituição, a fim de que todos fossem considerados iguais perante a lei.


marci19741971: Respondi a alternativa 5
meire4218: Alternativa 4, resposta página 18
josiramos18: Alternativa 4

Respostas

respondido por: raquelly0207
0

Resposta:

alternativa 1 pois as teorias raciais e contra e a favor do preconceitos


meire4218: alternativa 4 , página 18 do livro
josiramos18: A alternativa 1 está Errada, pois "cuja base vinha da antropologia física." página 18. Portanto, a alternativa 4 é a mais acertiva
quellenferbruna95: RESPOSTA CORRETA ENCONTRADA NA PG 18
quellenferbruna95: Alternativa 4:
As teorias raciais do período, que estavam em voga na Europa, apontavam que o mestiço, fruto do cruzamento de raças díspares, era longe de ser a solução, visto que este ser já carregava consigo uma herança biológica de defeitos.
( VEM APÓS A PERGUNTA)
respondido por: Guimasf
0

No final do século XIX e início do século XX, a diversidade brasileira era considerada um problema. Baseados em um discurso da Antropologia Evolucionista e Antropologia Física da época, afirmava-se que negros, mestiços e indígenas eram inferiores. Alternativa 4 está correta.

Discurso científico que embasou o racismo

Baseados na ideia de degeneração, consideravam que o cruzamento de raças levaria adiante os "defeitos" dos negros em detrimento das "virtudes" dos brancos, que eram considerados superiores.

Essas ideias influenciaram as políticas no Brasil, o Imperialismo em Ásia e África, entre outros. Essas teorias foram amplamente difundidas com um discurso cientificista e atribuíam aos negros as mazelas do país.

Era uma forma de ciência equivocada e excludente que foi superada pelo maior desenvolvimento da antropologia, de movimentos sociais, movimentos de libertação, de perspectivas e teorias anticoloniais. Porém, consequências desse período são visíveis até hoje.

Leia mais sobre o Darwinismo Social: https://brainly.com.br/tarefa/3021086

#SPJ2

Anexos:

artemiza54: Alternativa 4 é a correta.
Guimasf: Sim, é o que está apontado na resposta
Perguntas similares