• Matéria: Pedagogia
  • Autor: hisanaragoncalves
  • Perguntado 3 anos atrás

No Renascimento, o homem passou a apresentar-se em um novo lugar dentro do universo. Superando o paradigma cristão, alterou sua função e preocupou-se em organizar sua existência, libertando-se do controle da igreja. Nesse mesmo momento, o movimento humanista do qual Erasmo de Roterdã fazia parte, divulgava ideias de liberdade e de autonomia, postulando aos homens sua ação transformadora da sociedade, bem como uma educação como saber e como práxis (DANELON; OLIVEIRA; RICHTE, 2012).
I. É no Renascimento que foram realizadas as primeiras reflexões humanistas sobre a infância e a educação da criança. Isso quer dizer que as primeiras preocupações sistematizadas com a infância ocorreram no período da Idade Média.

PORQUE

II. O contexto da sociedade moderna postulou a necessidade de educar a criança e os jovens e adultos que não receberam educação na idade apropriada, com o objetivo de moldá-los às exigências da sociedade e avanços tecnológicos, como a mídia digital.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

O Renascimento representou um período de muitas mudanças e novas perspectivas, de forma que a própria noção de infância passou a ser questionada, já que as crianças sempre foram consideradas como "pequenos adultos". Ambas as assertivas estão incorretas.

Concepção de Infância

A primeira assertiva mostra-se incorreta, pelo fato de que inicia ressaltando a importância do Renascimento para se modificar o conceito de infância, mas enfatiza posteriormente o momento da Idade Média, quando na verdade, a busca por novos conceitos se deu no Renascimento.

A segunda assertiva também é incorreta, já que a educação de jovens e adultos contempla uma nova categoria, exigindo adaptações e direcionamento dos educadores.

Mais sobre infância: brainly.com.br/tarefa/51961218

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares