• Matéria: História
  • Autor: aalalouquinha
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre as eleições de 1955, leia o texto a seguir:

"A vitória nas urnas de candidatos ligados ao varguismo foi vista, repetidamente, como um resultado da mistificação e do engodo realizados pela ditadura do Estado Novo e pelos 15 anos de poder ditatorial de Getúlio Vargas. Nessa percepção, as massas iletradas e supostamente incapazes de autonomia foram vinculadas à elite corrupta, ao coronelismo, assim como às práticas políticas populistas atribuídas a Vargas para arrebanhar simpatizantes nos centros urbanos, que incluíam, da perspectiva udenista, as leis trabalhistas e especialmente o modelo de sindicalização adotado a partir dos anos 1930. Haveria, assim, um descompasso primeiro e central entre a sistemática política democrático-liberal que inclui a dinâmica representativa e implicava a assunção de que os eleitores estavam aptos a escolher e, como tal, a constituir maiorias votantes e a realidade de um país em que a maioria teria sido 'contaminada' e 'iludida' pelo varguismo. Dessa perspectiva, se o país expressava uma consonância com a política varguista (determinando o insucesso, nas urnas, dos liberais conservadores udenistas), isso significava não uma escolha consciente ou uma aprovação em algum nível dos eleitores, mas uma incapacidade de escolha de eleitores iletrados e/ou iludidos."

BIROLI, Flávia. Jornalismo, democracia e golpe: a crise de 1955 nas páginas do Correio da Manhã e de O Estado de S. Paulo. Revista de Sociologia e Política. 2004, n. 22, p. 92.

De acordo com a autora, parte do argumentos dos udenistas contra a eleição de Juscelino Kubitschek (JK) tinha como base a/o

A
fato verificado de que JK havia fraudado a contagem dos votos.

B
conservação do governo de Getúlio Vargas, sob a bandeira do queremismo.

C
acusação de incapacidade intelectual dos eleitores, que estariam cegados por uma tradição varguista.

D
oposição às políticas industriais, visando favorecer a economia agroexportadora após pressão de fazendeiros.

E
defesa dos interesses das populações de classes baixas, que seriam prejudicadas com o nacional-desenvolvimentismo de JK.

Respostas

respondido por: protectorofthekernel
5

Resposta:

C

acusação de incapacidade intelectual dos eleitores, que estariam cegados por uma tradição varguista.

Explicação:

Perguntas similares