• Matéria: Geografia
  • Autor: maria12hjiw
  • Perguntado 3 anos atrás

Alguém resume pra mim, por favor.


ECONOMIA INSULAR

A principal atividade econômica da região do Caribe é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados banana, fumo, café e algodão. A produção agrícola, geralmente oriunda de grandes pro priedades, é voltada predominantemente para o mercado externo, o que a torna muito dependente das oscilações dos preços internacionais. Em 2014, mais de 80% dos esta belecimentos agricolas caribenhos se dedicavam à agricultura familiar. Ocupando apenas 23% das terras agrícolas, as unidades familiares utilizam, majoritariamente, técnicas tradicionais e pouca tecnologia, o que faz com que a produtividade seja baixa, destinada principalmente à subsistência. Esse tipo de produção, historicamente abandonado pelos governos, nos últimos anos passou a ser reconhecido como uma atividade com grande potencial de ampliar o abastecimento de alimentos na região e melhorar as condições de vida das populações rurais mais vulneráveis. Os investimentos em agricultura familiar podem, inclusive, evitar a migração de pessoas em busca de oportunidades de trabalho em outros paises, uma vez que podem gerar novos empregos no campo.

Outro destaque da economia caribenha é a produção de gás natural e de petróleo em Trinidad e Tobago. O pais está entre os maiores exportadores de gás natural do mundo, tendo como principal comprador os Estados Unidos: 65% do gás importado pelo pais provém de Trinidad e Tobago.

A atividade industrial no Caribe, pouco desenvolvida, permanece restrita ao beneficia mento das matérias-primas agricolas, à confecção de roupas e ao artesanato local, prind palmente de cestaria e de cerâmica.

Na região do Mar do Caribe, há os chamados paraisos fiscais, como as ilhas Cayman, as ilhas Virgens e Bahamas. Nesses paises, grandes somas de dinheiro podem ser deposita das sem a necessidade de declarar sua origem: os depósitos são protegidos por leis que beneficiam o sigilo bancário.

Além disso, o turismo associado as praias e as florestas tropicais representa uma impor tante fonte de renda para os paises caribenhos.

Respostas

respondido por: michele7pereira1977
1

Resposta:

A principal atividade econômica da região do Caribe é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados banana, fumo, café e algodão. Ocupando apenas 23% das terras agrícolas, as unidades familiares utilizam, majoritariamente, técnicas tradicionais e pouca tecnologia, o que faz com que a produtividade seja baixa, destinada principalmente à subsistência. Os investimentos em agricultura familiar podem, inclusive, evitar a migração de pessoas em busca de oportunidades de trabalho em outros paises, uma vez que podem gerar novos empregos no campo.

Além disso, o turismo associado as praias e as florestas tropicais representa uma impor tante fonte de renda para os paises caribenhos.

prontinho..bons estudos

Perguntas similares