Leia o trecho a seguir: "o brasil talvez seja o único "grande" país que vivenciou um profundo e complexo processo de crescimento e desenvolvimento econômico sem promover substanciais mudanças na questão da propriedade fundiária. Desde a colonização portuguesa, passando pela lei de terras de 1850 e por todo o processo de industrialização vivenciado no século xx e ainda em curso, a questão agrária permaneceu quase que inalterada, a despeito de avanços decorrentes das crescentes contradições sociais e econômicas e da correlata violência verificadas no campo. " fonte: nakatani, p. ; faleiros, r. N. ; vargas, n. C. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira. Serviço social & sociedade, n. 110, p. 213-240, 2012. O debate acerca do movimento agrário é de suma importância para o brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema do histórico dos debates de responsabilidade social, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: i. A reforma agrária é um movimento de base social que procura a distribuição de terras para pequenos agricultores, sendo de suma importância para o brasil. Porque: ii. Os pequenos agricultores são os principais responsáveis pelo abastecimento alimentício no mercado nacional. A seguir, assinale a alternativa correta:
Respostas
Os latifúndios são representados por propriedades rurais de extensas dimensões, sem exploração agrária. Identificamos a alternativa correta como a letra B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Reforma agrária
A reforma agrária pretende a distribuição correta de terras. Através do exercício da desapropriação adotada pelo governo, ocorre uma delegação de terras para famílias sem posse de terra.
A reforma agrária apresentou um baixo progresso no Brasil. Em pauta, encontra-se a falta de politicas públicas e a valorização de terras, que impossibilitam o pagamento de indemnizações, da parte do Estado, para com os detentores de terras.
Apesar das dificuldades inseridas, a agricultura familiar no Brasil é responsável por assegurar a produção de feijão em 70%, a produção de milho em 48% e a produção de café em 38%.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A) As asserções I e II são proposições falsas.B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.Entenda mais sobre reforma agrária no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31416846
#SPJ4