Para atender à reforma do estado, surge o modelo gerencial na perspectiva da administração pública. Trata-se de um modelo pautado na ideologia neoliberal, cujas ações centrais decorrentes dos anos 1990, reverberaram na estruturação e proposição da base nacional comum curricular (bncc). Sobre a influência da reforma do estado dos anos 1990, analise as afirmativas a seguir. I. A reforma do estado desvaloriza o trabalho voluntário no ambiente escolar, reiterando, na bncc, a responsabilidade central do estado com a educação da criança. Ii. A reforma de estado, instituída por uma administração pública gerencialista, se define como uma administração centralizadora, a qual determina todas as ações curriculares apresentadas na bncc. Iii. A reforma de estado introduziu novas lógicas de tomada de decisão que privilegiavam economia e eficiência, sendo reiteradas nas políticas educacionais pelo uso dos termos eficiência e eficácia
Respostas
Das afirmativas apresentadas sobre reformas do estado, apenas a III está correta.
O estado visou eficiência e eficácia
Buscou-se, pós análise, o acordo entre a Administração Pública Federal, as organizações privadas sem fins lucrativos, pessoas do terceiro setor e organizações sociais. Esta cooperação modelou a reforma econômica e educacional.
Baseia-se na proposta do Órgão Administrativo Estadual para que haja uma reforma, esta tentativa de solucionar as crises do estado que vem desde os anos 1980 trabalha em uma maneira de globalizar a economia.
A globalização é buscada por meios de impactos políticos, sociais e econômicos, assim, o estado se vê numa posição de redefinir seus país enquanto governo.
Para lermos mais sobre reformas do estado: https://brainly.com.br/tarefa/14970243
#SPJ4