FSH e LH recebem seus nomes de eventos do ciclo reprodutivo feminino, mas também funcionam nos homens. Como suas funções em mulheres e homens são semelhantes?
Respostas
Resposta:
Nos homens, o hormônio luteinizante (LH) age nas células de Leydig, que não estão em contato com o esperma. Na mulher, o LH está agindo de forma semelhante nas células da teca, que estão fora das células da granulosa, ou seja, as células não estão em contato direto com as células germinativas em desenvolvimento.
Lembre-se de que o LH faz com que as células de Leydig produzem testosterona. Tem o mesmo efeito com as células da teca, ou seja, elas também vão produzir testosterona. Em resposta ao hormônio folículo-estimulante (FSH), as células da granulosa converterão testosterona em estrogênio de maneira semelhante à de Sertoli nas gônadas masculinas. Além disso, tanto as células da granulosa quanto as células de Sertoli podem produzir Inibina B, um hormônio que inibe a secreção de FSH. Já os neurônios kisspeptina permitem o feedback negativo no hipotálamo dos hormônios sexuais, tanto os produzidos pelas gônadas masculinas quanto pelas gônadas femininas.