Um casal tem quatro filhos, Lucas, Ricardo, Raquel e Gabriela, e estão passando por um momento difícil de doença familiar, na qual um dos filhos precisa receber constantemente transfusões de sangue. A mãe sabe que cada um deles pertencem a um grupo sanguíneo diferente do outro. Mas resolveram fazer os testes para detectar a presença de aglutinogênios em todos da família. Sabemos que um dos filhos é fruto de um relacionamento extraconjugal, e que os pais são heterozigotos para o fator Rh. Analise os resultados do teste:
Pai: apresenta aglutinogênio B, e possui aglutinogênio Rh. Mãe: apresenta aglutinogênio A, e possui aglutinogênio Rh. Lucas: apresenta aglutinogênio A, e não possui aglutinogênio Rh. Ricardo: apresenta aglutinogênio B, e possui antígeno Rh possui aglutinogênio Rh. Raquel: apresenta aglutinogênios A e B, e possui aglutinogênio Rh. Gabriela: não apresenta aglutinogênio, e não possui aglutinogênio Rh. Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Lucas poderia doar sangue para o seu pai e para Raquel. II. A mãe pode doar sangue para todos os filhos. III. Raquel pode receber sangue de todos os familiares. IV. Gabriela não pode ser filha legítima do casal, e pode doar sangue para todos os familiares. Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Alternativas:
Respostas
Considerando as informações sobre presença e ausência de aglutinogênios A, B e Rh no sangue de cada familiar, podemos concluir que apenas a assertiva III está correta, pois Raquel apresenta sangue do tipo AB+, que é considerado o receptor universal.
Sistema ABO e tipos sanguíneos
O sistema ABO é provavelmente o sistema mais utilizado na identificação de tipos sanguíneos. Os tipos sanguíneos possíveis são: A, B, AB e O. Isto se deve ao fato de o tipo sanguíneo ser definido por um gene que possui três alelos diferentes, um recessivo e dois que apresentam codominância. São eles:
- Alelo IA: alelo dominante que leva a produção de aglutinogênio do tipo A;
- Alelo IB: alelo dominante que leva a produção de aglutinogênio do tipo B;
- Alelo i: alelo recessivo que não produz aglutinogênios.
Enquanto o alelo IA condiciona ao tipo sanguíneo A e o alelo IB condiciona ao tipo sanguíneo B, a presença de duas cópias do alelo recessivo i condiciona o tipo sanguíneo O.
Observe que tanto IA e IB são alelos dominantes. Estes dois alelos apresentam codominância, o que permite a existência de sangue do tipo AB.
Associado ao sistema ABO, costuma se utilizar o fator Rh, que é regulado por um gene de dominância simples, onde o alelo dominante R representa fator Rh positivo e o alelo recessivo r representa fator Rh negativo.
Considerando o que foi exposto acima, podemos identificar o tipo sanguíneo de cada um dos representantes desta família. Assim:
- Pai: sangue tipo B+;
- Mãe: sangue tipo A+;
- Lucas: sangue tipo A-;
- Ricardo: sangue tipo B+;
- Raquel: sangue tipo AB+;
- Gabriela: sangue tipo O-.
Neste sentido, podemos analisar cada assertiva fornecida pelo enunciado:
- A assertiva I é falsa, pois Lucas não pode doar sangue para seu pai, pois seu sangue é tipo A e seu pai possui sangue do tipo B. Portadores de sangue do tipo A podem doar apenas para pessoas que possuem sangue tipo A ou AB;
- A assertiva II é falsa, pois a mãe pode doar sangue apenas para Raquel, já que seu sangue é A+, que pode ser doado apenas para portadores de sangue A+ ou AB+;
- A assertiva III é verdadeira, pois Raquel possui sangue do tipo AB+, que conhecido por ser o receptor universal, ou seja, pode receber doação de qualquer tipo de sangue;
- A assertiva IV é falsa, pois embora Gabriela possa doar sangue para todos os familiares, pois o seu sangue O- é considerado como doador universal, não é possível afirmar com certeza que ela não é filha legítima do casal.
Assim, apenas a assertiva III está correta.
Você pode continuar estudando sobre o sistema ABO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33528891
#SPJ4