A presença da engenharia no cotidiano é tão arraigada à nossa rotina que a maioria das pessoas não percebe sua existência. Usamos o computador sem nos dar conta do trabalho de engenharia por trás dessa máquina. Nos deslocamos pela cidade, mas não pensamos em quantos engenheiros de áreas diferentes de conhecimento foram necessários para produzir os veículos, suas peças e os materiais que as compõem. Do mesmo modo, ignoramos a via por onde passamos, suas especificações e características construtivas. O óbvio e corriqueiro nem sempre nos chama a atenção mas, você, futuro engenheiro, deve estar atento a toda engenharia que o cerca. Descrição da imagem não disponívelSeu desafio é analisar as três soluções de engenharia mostradas e descrever/identificar evidenciando as caracteristicas de eficiência, complexidade, beleza, impacto social ou qualquer outra característica. Para terminar, procure identificar quais as principais áreas de engenharia foram envolvidas na construção destas obras.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Exemplos de respostas:
1) Ponte Rio Niterói: é a ponte mais extensa do Brasil, tendo o vão central muito alto. É fundamental para o trânsito da cidade, permitindo o deslocamento de milhares de pessoas diariamente de Niterói ao Rio de Janeiro, e vice-versa. As áreas de engenharia: engenharia civil.
2) Fábrica de automóveis Fiat em Betim, Minas Gerais: é a segunda maior fábrica de automóveis do mundo (medida em capacidade instalada de produção). É importante para a cidade pela geração de empregos diretos e indiretos, arrecadação de impostos, entre outros. Envolve engenharias civil, elétrica, mecânica, eletrônica, química, de produção, automação.
3) Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu: foi durante muito tempo a maior do mundo em produção de energia, tendo sido ultrapassada pela Três Gargantas, na China. Ainda representa uma importantíssima fonte de energia para Brasil e Paraguai. Engenharias presentes: civil, elétrica, mecânica.