Respostas
Não. Esparta se caracterizava como uma pólis aristocrática, já que apenas a aristocracia possuía os direitos de cidadão. O modelo de governo de Esparta pode ser definido como uma diarquia, ou seja, dois reis governavam sendo ambos herdeiros de famílias aristocratas. Portanto, Esparta não possuía um governo democrático já que o poder político eram restrito a aristocracia.
A sociedade e a política espartana.
Esparta era conhecida por sua estrutura social rígida, tendo como pilares valores como ordem, disciplina e militarismo. Sendo uma sociedade marcada pela pouca mobilidade social e a violência para o controle da população.
Abaixo, é possível observar que as principais classes socias de Esparta:
- Diarquia: Os dois reis que constituíam o governo da diarquia espartana eram herdeiros dos Ágidas e dos Euripôntidas. Ambos cumpriam funções religiosas, militares e judiciárias
- Esparciatas: Eram a aristocracia espartana e o corpo de elite do exército espartano durante as guerras. Possuíam direitos políticos, além de obterem a posse das terras. Eram livres para opinar na política e assumir cargos políticos
- Hilotas: A maior classe social de Esparta e considerados servos. Trabalhavam obrigados para a aristocracia e não possuíam direitos de cidadão, portanto não tinham poder para participar da política espartana.
- Periecos: Eram homens livres que atuavam como comerciantes ou atividades artesanais. Também não possuíam direitos políticos.
Nota-se que a maior parte da sociedade espartana está excluída dos direitos políticos, configurando-se como um governo não democrático. Os direitos políticos estão concentrados nas mãos da classe com maior privilégio, sendo assim um governo aristocrático.
Aprenda mais sobre Esparta aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47878282