Respostas
Resposta:
Os rios são grandes reservatórios que contribuem para a sobrevivência da vida na Terra. Eles estão distribuídos de forma desigual pelo planeta, o que nos faz pensar na sua importância no cenário mundial, considerando que muitas sociedades percorrem quilômetros de distância para chegar até a água doce. Dessa forma, eles devem ser preservados, sendo imprescindíveis para a vida.
Para analisarmos um rio e seu aproveitamento, é necessário conhecermos suas partes a fim de identificarmos o uso desse rio. Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações. Com isso, sabermos os componentes de um rio é fundamental para analisarmos a forma e o uso desse reservatório.
Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno.
Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio.
Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.
Leito (canal): faixa de terra, abaixo das áreas vizinhas, por onde o rio corre.
Margens: faixas de terra firme situadas em cada um dos lados do leito do rio
Resposta:
Os rios são deslocamentos de água que acontecem de maneira natural, sem haver interrupção. Geralmente, um rio parte de sua nascente e corre em direção aos relevos mais baixos até atingir ou desembocar em outro curso maior, como o oceano, por exemplo; além da possibilidade de desaguar em um lago.
Explicação: