Reflita sobre as "gerações de direitos humanos" 1 geração (dimensão): a cidadama passa a ser compreendida pelos direitos necessarios à liberdade individual (as instituições devem garantir a liberdade, ou seja, os cidadãos devem ter acesso aos tribunais para requerer algo e defender-se, entre outras questões); 2ª geração (dimensão): a esfera da atuação política passa a fazer parte da cidadania (as instituições devem garantir a igualdade, por exemplo, todos devem ter acesso a conselhos, partidos politicos, de votar, e de ser votado), 3" geração (dimensão): o direito ao bem estar social, de acordo com os padrões vigentes na sociedade (as instituições devem garantir a fraternidade, por exemplo, acesso à educação pública, serviços sociais, direitos do consumidor, entre outros).
QUESTÃO 1-A) Mas como esses direitos se fazem presentes ou ausentes na sociedade em que vivemos?
B-Identifique neste caso qual tipo de minoria ele pertence.
Respostas
Os Direitos Humanos são as condições de dignidade as quais todos os seres humanos sobre a terra teriam direito, sem distinção de classe social, cor, gênero, nacionalidade, religião ou orientação sexual. Entretanto sabemos que não funciona assim portanto refletiremos sobre este assunto.
1) Apesar do Brasil ser signatário dos direitos humanos no documento da ONU e ter uma Constituição Federal que determina os direito da pessoa humana, ativistas ainda são assassinados. O Brasil é o 5º país do mundo que mais mata mulheres, os assassinatos de jovens negros e moradores de periferias sob a justificativa de serem "suspeitos", o trabalho escravo, o crime organizado, a formação de milícias e a desigualdade social, sem falar da maior população carcerária do mundo.
Ou seja, apesar de termos direito no papel, estes são aplicados sobre poucos enquanto outros sofrem por serem minorias e terem todos os dias seus direitos negados.
2) Vamos entender o conceito de minoria. Aqui não se fala em número de pessoas, as minoria em número são maiores, eles são um grupo de pessoas que de algum modo encontra-se em situação de dependência ou desvantagem.
Historicamente, os grupos minoritários são aqueles que, geralmente ligado ao preconceito de cor, classe social, gênero ou orientação sexual, ficaram excluídos da sociedade, marginalizados, e não gozam de seus direitos básicos.
Podemos citar então como grupos minoritários os negros, índios, mulheres, homossexuais, idosos e população periférica.
Direitos Humanos e a luta de classes
Primeiramente devemos discutir sobre o ideal, imaginário popular de que, os direitos humanos existem para defender uns, em detrimento de outros. Como dito no enunciado, os direitos humanos é para garantir que a pessoa tenha dignidade de vida e condições básicas de sobrevivência.
Usemos os detentos como exemplos. Alguns condenam que os direitos humanos saiam em defesa deste grupo, confundido o pedido de dignidade com perdão da culpa. Não são a mesma coisa. Os direitos humanos pedem que aquele preso condenado, tenha condições mínimas humanas para cumprir sua pena. Não se pede a soltura ou perdão e sim que se tenha condições salubres dentro dos presídios.
Aprenda mais sobre minorias aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18702713
#SPJ1