5. Mintzberg (2009) afirma que o design de uma estrutura pode conter até cinco configurações diferentes, cada uma delas com suas singularidades, parâmetros de design e fatores situacionais.
A estrutura adequada a operar em ambientes nem muito complexos, nem muito dinâmicos é:
A. a forma divisionalizada.
B. a adhocracia.
C. a burocracia profissional.
D. a burocracia mecanizada.
E. a estrutura simples.
Respostas
Resposta: A.
a forma divisionalizada.
Explicação:
A estrutura divisionalizada é uma estrutura mais adequada para ambientes nem muito complexos, nem muito dinâmicos. A adhocracia é adequada para ambientes complexos e dinâmicos; a burocracia mecanizada é adequada a ambientes simples e estáveis; a estrutura simples é adequada a ambientes simples e dinâmicos; e a burocracia profissional é adequada a ambientes estáveis e complexos.
Resposta:
design do sistema de tomada de decisão.
Explicação:
O design do sistema de tomada de decisão está relacionado à forma como a autoridade se dá na organização, à capacidade de delegar e a quem delegar. No design das posições individuais, os parâmetros se referem à capacitação do trabalhador e ao seu comportamento na organização; o design dos vínculos laterais refere-se aos mecanismos que permitem a integração da organização às suas diretrizes e o alcance de suas metas; o design da superestrutura refere-se aos mecanismos da estrutura organizacional de organizações de maior porte, necessários para desenhar e manter as atividades; e os parâmetros de design referem-se a determinados aspectos encontrados em cada grupo de design.
O design do sistema de tomada de decisão está relacionado à forma como a autoridade se dá na organização, à capacidade de delegar e a quem delegar. No design das posições individuais, os parâmetros se referem à capacitação do trabalhador e ao seu comportamento na organização; o design dos vínculos laterais refere-se aos mecanismos que permitem a integração da organização às suas diretrizes e o alcance de suas metas.