A sociedade romana impunha-se sobre outras civilizações e culturas de sua época, a exemplo da perseguição que os cristãos sofreram ao servir de espetáculo enfrentando gladiadores e animais ferozes. No entanto, quando lhe convinha ou necessitava, tais posturas poderiam ser revistas, assim como foi revista a situação do cristianismo, reconhecido pelo Império Romano
Respostas
O cristianismo não era aceito pelo império Romano, e seus adeptos cristãos eram perseguidos, presos e até mortos, até que foi criado o Edito de Milão que assegurava a liberdade de culto na Sociedade Romana, portanto a alternativa correta é letra A.
Cristianismo no Império Romano
No antigo império Romano o Imperador era considerado divino e um descendente direto dos Deuses e toda a população deveria ser adepta a religião oficial Romana.
Os cristãos da época se recusavam a reconhecer o imperador como uma divindade e por isso foram perseguidos, presos e assassinados inclusive obrigados a lutar contra gladiadores e animais ferozes no coliseu Romano.
A perseguição ao cristianismo terminou quando foi publicado o Edito de Milão que permitiu a liberdade de Culto em todo império Romano.
As alternativas para a questão são:
a) no Edito de Milão, que concedeu liberdade de culto aos cristãos e proibiu as perseguições.
b) no Concílio Ecumênico, que aboliu os cultos pagãos e promoveu a expansão do cristianismo.
c) no Concílio de Trento, que sistematizou e tornou obrigatório o ensino do cristianismo em todo o Império.
d) com a Pax Romana, que pôs fim aos conflitos religiosos e atestou a hegemonia do cristianismo na Europa.
Saiba mais sobre o Império Romano aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17486515
#SPJ4