Respostas
Resposta: Pinacócitos são células epidérmicas, servem para revestir externamente a parede corpórea dos poríferos, e tem a forma achatada.
b) Porócitos é como se fosse o poro da esponja, por onde entra e sai a água.
Coanócitos é a principal célula dos poríferos, fica por dentro da esponja, e é responsável pela alimentação e digestão do animal. Ele tira da água sais minerais e partículas alimentares para o porífero.
Amebócito é outra principal célula dos poríferos, tem a capacidade de regenerar, pode assumir diferentes funções, é capaz de gerar espículas e distribuir nutrientes para as células do corpo dos poríferos.
Explicação: Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.
A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.
Os poríferos também não apresentam um sistema especializado nas trocas gasosas, sendo esse processo feito por meio de difusão em todas as células do corpo do animal. A excreção, por sua vez, é feita também por cada célula, sendo os produtos do metabolismo lançados diretamente na água.