• Matéria: Português
  • Autor: JabirocoBR
  • Perguntado 3 anos atrás

10. No trecho reproduzido a seguir, qual tipo de discurso fol empregado? Justifique.

"Mesmo o nivel de conforto da cama parece não importar quando se trata de dormir em um novo ambiente. "Em nosso estudo, foram cole tados relatórios subjetivos de desconforto", diz Yuka Sasaki, um dos pesquisadores que conduziram o estudo."

11. Qual é o efeito de sentido provocado pela escolha estratégica desse tipo de discurso pelo jornalista?

12. Reescreva o trecho reproduzido na questão 10 utilizando o discurso indireto.

13. Segundo a reportagem, existem ainda algumas perguntas que os cientistas não podem responder. Cite uma delas é essa e qual hipótese eles têm como resposta?

14. Qual vantagem a reportagem apresenta para o fato de os humanos não dormirem profundamente na primeira noite em um lugar desconhecido?

15. Tendo em vista o público-alvo da reportagem, por que o jornalista usou vírgula e uma nova oração no trecho a seguir?

"Os pesquisadores testaram pessoas dormin do em um novo ambiente medindo a sua ativi dade cerebral na terceira fase do sono não REM (NREM 3), que é o estágio mais profundo do ci clo do sono."

16. Aponte a razão do emprego das vírgulas no trecho a seguir.

"Em nosso estudo, foram coletados relatórios subjetivos de desconforto", diz Yuka Sasaki, um dos pesquisadores que conduziram o estudo."

17. Na fala do cientista Yuka Sasaki, destacada a seguir, duas orações foram separadas por vírgula. Qual é a relação de signi ficado entre essas orações?

"Ninguém realmente indicou desconforto na primeira sessão, mas todos demonstraram FNE."

18. No último parágrafo do texto, o termo felizmente aparece entre virgulas, o que lhe dá destaque. Qual é a intenção do jornalista ao destacar a expressão?​

Respostas

respondido por: 4leph
2

Foi empregado o discurso direto, por ser uma transcrição exata da fala de alguém, Yuka Sasaki, sem intervenção do narrador, o repórter.

As questões seguintes serão explanadas abaixo, devido sua maior complexidade.

Efeito da primeira noite, parte II.

Questão 11 - O efeito de estar-se ouvindo o próprio cientista, e não o repórter.

O leitor não percebe o artifício e inconscientemente "monta" em sua mente uma imagem de um cientista, japonês, falando. O repórter desaparece e a narração se transforma em uma conversa na mente do leitor, sem que este perceba.

Questão 12 - "Yuka Sasaki, um dos pesquisadores que conduziram o estudo, diz que o nível de conforto da cama não interfere quando se trata de dormir fora de casa.

Justifica dizendo que foi notado desconforto nos estudados na primeira noite, mesmo quando estes estavam dormindo em camas mais confortáveis."  

Perceba que se fez mais uso da voz passiva.

Questão 13 - Os pesquisadores não sabem ao certo porque o efeito da primeira noite faz com que o lado esquerdo do cérebro fique alerta em lugar do hemisfério direito, mas eles dizem que pode ser porque os hemisférios são ligados de forma diferente e as conexões neurais entre a parte do cérebro na qual ocorre o sono profundo e o resto do cérebro são mais fortes no hemisfério esquerdo.

Questão 14 - Felizmente, segundo a reportagem, parece que os seres humanos são capazes de voltar a dormir profundamente com os dois lados "desligados" quando se familiarizam com o novo local.

Não fosse assim, os seres humanos que passagem longos períodos fora de seu habitat de sono natural, dormiriam meio acordados sempre, algo que poderia prejudicar suas atividades durante o seu estado de vigília.

Questão 15 - Sendo o público da reportagem majoritariamente leigo em termos de neurociência, era necessária esta explicação ser destacada entre vírgulas na oração subordinada.

Questão 16 - Dar mais destaque ao sujeito na primeira; marcar mudança de oradores na segunda; dar destaque a Yuka Sasaki na terceira.

Caso o período fosse escrito " 'em nosso estudo foram coletados relatórios subjetivos de desconforto' diz Yuka Sasaki um dos pesquisadores que conduziram o estudo[...] ' ", a polissemia seria muito grande, ao ponto de podermos entender que "Yuka Sasaki diz: um dos pesquisadores que...".

Questão 17 - A relação de coordenação sindética adversativa. Transmite, por meio da conjunção mas, uma ideia de oposição ou de contraste em relação à primeira oração.

Questão 18 - Dar o sentido de alívio, o sentido de "ainda bem que... se não...".

Sendo um humano, é natural que ele se preocupe com o que ocorre com a biologia dos organismos da sua espécie, pois está sujeito às mesmas leis.

Mais sobre coordenação e subordinação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10678864

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares