Respostas
A probabilidade de um casal heterozigoto para a sensibilidade à feniltiocarbamida ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC é de 3/8 ou 37,5%.
Primeira Lei de Mendel
Esta questão pode ser resolvida através de princípios da Primeira Lei de Mendel. Observe que a sensibilidade ao PTC é uma condição dominante, ou seja se manifesta com apenas uma cópia do alelo, e a ausência da sensibilidade é recessiva, ou seja, se manifesta apenas com duas cópias do alelo. Considerando "A" como alelo dominante e "a" como alelo recessivo, temos o seguinte cruzamento entre heterozigotos:
Aa × Aa
A | a
A | AA | Aa
a | Aa | aa
Sabendo que a sensibilidade ao PTC é dominante, podemos perceber que a probabilidade de um filho do casal ser também sensível ao PTC é de 3/4. No entanto repare que o enunciado nos pede a probabilidade de o filho ser sensível ao PTC e do sexo feminino. Sabendo que a probabilidade de ser do sexo feminino é de 1/2, logo:
P = 3/4 × 1/2
P = 3/8
Este número pode também ser representado por um percentual. Logo:
(3 ÷ 8) × 100
0,375 × 100
37,5%
Assim, a probabilidade de o filho do casal ser do sexo feminino e sensível ao PTC é de 3/8 ou 37,5%.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. A probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC é:"
Você pode continuar estudando sobre a Primeira Lei de Mendel aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20622146
#SPJ4