como a carga mecanica aplicada aos ossos favorece o processo de formacao ossea (ossificacao, modelagem e remodelagem)?
Respostas
Os ossos estão estreitamente relacionados com o crescimento do corpo e podem sofrer adaptações constantes quanto à sua constituição. Essas adaptações podem levar a um estado de hipertrofia óssea quando é mais utilizado ou hipotrofia quando em desuso.
Influência da carga mecânica na formação óssea
Os ossos são formados por uma matriz orgânica e mineral, que em associação promovem as características de resistência que são atribuídas a esse tecido. A parte orgânica é composta por fibras colágenas, enquanto a matriz inorgânica compõe-se principalmente de cálcio e fosfato.
A ossificação acontece a partir do depósito de cálcio e fosfato na matriz orgânica, conferindo a ela resistência e ao longo do tempo, essa estrutura óssea sofre modificações no comprimento e diâmetro, constituindo o processo de modelagem.
A remodelagem consiste na absorção e reabsorção dos minerais que formam a matriz inorgânica e é um processo que depende de diversos fatores, dentre eles, níveis plasmáticos de cálcio, fosfato e de hormônios como calcitonina e paratormônio.
Os ossos em geral, após formados, são constituídos de uma porção trabecular (parte interna) e uma porção cortical (parte mais externa e densa do osso). A região cortical do osso é diretamente proporcional ao estímulo mecânico que é aplicado. Dessa forma, quanto maior a porção cortical, maior a resistência do osso.
Exemplo do que foi dito anteriormente é o fato da porção medial da parte cortical da tíbia ser mais espessa em relação à porção lateral desse osso. Isso acontece porque a porção medial da tíbia sustenta mais peso corporal e por esse motivo precisa de mais resistência.
Leia mais sobre anatomia óssea em: https://brainly.com.br/tarefa/3905095
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,..,,.,..,.,