Respostas
Resposta:
A ética normativa é o estudo do comportamento ético e é o ramo da ética filosófica que investiga as questões que surgem sobre como se deve agir, no sentido moral.
Explicação:
A ética normativa é uma área da filosofia que procura definir o que é uma ação certa e uma ação errada, o que diferencia uma ação boa de uma má. O debate sobre essas questões está presente na filosofia pelo menos desde Sócrates e os Sofistas e por isso, ao longo desses mais de dois mil anos, várias teorias alternativas foram elaboradas como uma tentativa de respostas.
Esse campo de estudo da filosofia é chamado de “normativo” porque procura definir normas de conduta. Nesse sentido, se diferencia de outras abordagens de disciplinas como a sociologia ou a biologias que são descritivas, porque se limitam a descrever as ações morais.
A ética normativa também se diferencia de outras abordagens sobre ética presentes na filosofia, como a ética prática e a metaética. A primeira é uma espécie de filosofia aplicada, que discute questões polêmicas como o aborto, a eutanásia, o melhoramento genético, o direito dos animais etc. A segunda, questiona a natureza dos juízos morais, se são objetivos ou subjetivos, se estão limitados à cultura no qual surgiram ou se podem ser universais.