Os fatores sociais e políticos de diferentes momentos da história brasileira se constituem como elementos que irão determinar distintas visões de homem e de sociedade pretendidos. Essas visões são determinantes de diferentes tendências pedagógicas na história da Educação brasileira, nas quais a escola se coloca a serviço da formação necessária.
Na tendência liberal tecnicista, a atividade escolar deveria:
Respostas
Resposta:
garantir a formação de mão de obra adequada para o trabalho, sobretudo na indústria.
Explicação:
A pedagogia tecnicista é uma área de estudo criada nos Estados Unidos. Este campo adota um modelo empresarial-industrial da educação, moldando os padrões educacionais para a sociedade moderna e tecnológica. O objetivo da pedagogia tecnicista é preparar profissionais para o mercado de trabalho a partir de métodos de ensino tayloristas, nos quais as atividades são divididas entre técnicos, com um planejamento racional.
Resposta:
B.
garantir a formação de mão de obra adequada para o trabalho, sobretudo na indústria.
Explicação:
Na tendência liberal tecnicista, a atividade escolar deveria garantir a formação de mão de obra adequada para a inserção no mercado de trabalho, sobretudo na indústria. A preparação do aluno para a inserção na vida social, tal qual ela estava constituída, é característica da tendência liberal tradicional. O questionamento da realidade social era o objetivo das práticas escolares na tendência progressista libertadora. A pedagogia liberal renovada atribui à escola o papel de desenvolver plenamente os sujeitos, dedicando-se às atitudes psicológicas saudáveis. A não diretividade, sendo o aluno responsável por decidir os rumos das ações educativas, é característica da tendência pedagógica liberal renovada não diretiva.