(IBADE/2020, com modificações) O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance, aflorando com mais ênfase a dissociação entre sua efetivação material (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos, tais como:
Respostas
Podemos definir que a opção correta quanto as consequências globalização é: Letra A - "I – a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global; II – o jogo entre o revigorar de identificações culturais fragmentadoras e; III – as disputas políticas entre Estados nações."'
Para melhor compreender a questão, vamos entender sobre as consequências ecológicas da globalização.
Consequências ecológicas da globalização.
No mundo globalizado os problemas ambientais são mais visíveis e o que tem gerado muita discussão por parte das autoridades internacionais. O crescimento da população, o excesso de consumo, a rápida industrialização da sociedade, são motivos que impactam no meio ambiente. Como consequência intensificou a pressão sobre os recursos naturais.
Principais problemas ambientais do século XXI são:
- Degradação do solo
- Queimadas
- Escassez de recursos hídricos
- Ameaça à biodiversidade
- Aumento do efeito estufa
A principal questão ambiental provocada pela globalização é a escassez dos recursos hídricos. A água que é considerada o “ouro” do século XXI pelos especialistas, está se esgotando. Muitos países necessitam de maior demanda a cada ano e suas reservas estão se esgotando.
Complemento da questão:1
A) I – a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global; II – o jogo entre o revigorar de identificações culturais fragmentadoras e; III – as disputas políticas entre Estados nações.
B) I – a problemática social, especialmente a migração de pessoas; II – o jogo entre o revigorar de identificações culturais fragmentadoras e; III – as disputas políticas entre EUA e China.
C) I – a problemática econômica, especialmente a especulação financeira; II – o jogo entre o revigorar de identificações sociais homogêneas e; III – as disputas políticas entre EUA e China.
D) I – a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global; II – o jogo entre o revigorar de identificações sociais homogêneas e; III – as disputas políticas entre EUA e China.
E) I – a problemática econômica, especialmente a especulação financeira; II – o jogo entre o revigorar de identificações sociais homogêneas e; III – as disputas políticas entre Estados nações.
Saiba mais sobre globalização e meio ambiente em: https://brainly.com.br/tarefa/179710
#SPJ4
Resposta:e. a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global.
Explicação:
IBADE/2020, com modificações) O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance, aflorando com mais ênfase a dissociação entre sua efetivação material (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos, tais como:
Escolha uma opção: