A Gestão de Ativos é considerada protagonista da quarta geração da manutenção. Em relação à implementação de normas de Gestão de Ativos, podemos afirmar que o estabelecimento de um plano de revisão de riscos, incluindo análise dos impactos gerados pelas falhas ou potenciais das falhas dos ativos e um plano de atividades para eliminar ou minimizar os seus riscos, fazem parte da norma:
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
NBR ISO 55002.
Explicação:
NBR ISO 9001: Estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
BSI PAS 55: PAS 55 (Publicy Available Specification – 55) – Divulgada pelo British Standard Institute (BSI), aplica-se a qualquer organização, em que seus ativos são pontos críticos para a entrega de produtos ou serviços e com definições claras de requisitos que orientam a gestão de ativos integrados, otimizados e sustentáveis.
NBR ISO 55000: Os ativos tangíveis estão relacionados aos ativos físicos que se referem aos equipamentos, inventário e propriedades pertencentes à organização.
NBR ISO 55.001: Plano de ação para identificar e quantificar os riscos operacionais e dos processos.
NBR ISO 55002: Estabelecer um plano de revisão de riscos, que inclui análise dos impactos gerados pelas falhas ou potenciais das falhas dos ativos e um plano de atividades para eliminar ou minimizar os seus riscos, individualmente, em conjunto ou sistema.
Pag. 246 e 247 do Livro Manutenção Industrial