Respostas
Sobre a Revolta de Tupac Amaru no Perú, a alternativa que está incorreta é a 2, isso porque a mita não era a obrigação de defender os espanhóis em caso de guerra, e sim a obrigação que os povos nativos tinham de mandar trabalhadores indígenas para trabalhar com os espanhóis por um determinado período do ano.
A revolta de Tupac Amaru
No ano de 1780 um líder curaca chamado José Gabriel Condorcanqui se opôs aos desmandos dos espanhóis e iniciou uma insurreição indígena no Peru que ficou conhecida como a revolta de Tupac Amaru.
Tupac Amaru foi o ultimo Rei Inca que liderou uma resistência contra os invasores espanhóis, e José Gabriel Condorcanqui adotou o nome de Tupac Amaru II.
Tupac Amaru II liderou e organizou um movimento separatista que começou em 1780 quando suas tropas conseguiram capturar e executar um dos chefes espanhóis da administração colonial, após isso milhares de indígenas, mestiços, escravos e colonos descontentes se juntaram a Tupac Amaru II.
A revolução de Tupac Amaru II só terminou quando ele foi capturado pelos espanhóis que para dar exemplo para as populações nativas cortaram sua língua e o arrastaram com uma tropa de cavalos até a sua morte.
A questão completa é:
Assinale a alternativa INCORRETA e justifique sua escolha. Entre as razões da Revolta de Túpac Amaru, pode-se citar:
1-A cobrança abusiva de impostos por parte da Espanha.
2-A obrigação que os povoados (pueblos) tinham de pagar à monarquia espanhola um tributo e cumprir a mita, isto é, a obrigação de defender os espanhóis em caso de guerra.
3-A longa distância que os indígenas tinham de percorrer a pé, as doenças que os acometiam e a ausência prolongada (meses) desses agricultores nos seus pueblos.
4-A determinação do curaca José Gabriel, que mudou seu nome para Túpac Amaru II, de romper com o poder metropolitano.
Saiba mais sobre a história do Perú aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5998116
#SPJ4