Partindo da seleção pelas consequências, podemos entender como um comportamento nosso sofre influências da filogênese, da ontogênese e da cultura, e porque esse comportamento faz parte do nosso repertório. Digamos que eu queira entender a habilidade de falar em público. A filogênese para este comportamento é o aparelho vocal, boca, língua, cordas vocais, primeiros murmúrios. Posteriormente, a comunidade verbal (pais e pessoas próximas) reforçaram o comportamento de falar as primeiras palavras e, depois, as pessoas respondiam quando perguntávamos, nos davam atenção, nos diziam “que legal isso que você disse, interessante!”. Culturalmente, falar é importante para propagar informações, falar sobre teorias, ensinar. E essa habilidade passou a fazer parte do repertório comportamental de um indivíduo. Partindo deste entendimento e do exemplo fornecido acima, nesta atividade você deve escolher um comportamento de seu repertório e analisar a influência filogenética, ontogenética e cultural dessa ação que você faz. Pode ser tanto de um comportamento aceito socialmente como um que você não gosta muito ou pensa que não deveria fazer. Sua produção textual completa deve ter entre 10 a 15 linhas.
Respostas
A filogênese demonstra a semelhança comum dos seres no processo evolutivo. A ontogênese pontua o início das mudanças. A cultura afeta diretamente as transformações dos seres humanos e atualmente, qualquer comportamento pode ser utilizado de exemplo.
Aliás, da onde um comportamento surge?
A filogênese é o atravessamento das relações com o desenvolvimento evolutivo. Em sua teoria, está descrito que todos os organismos vivos podem compartilham de algo em comum, a ancestralidade.
A Ontogênese demonstra o processo evolutivo desde o início, como o brotar de uma semestre ou os óvulos fecundando. Basicamente, descreve as mudanças.
A cultura influencia também diretamente no processo e as mudanças evolutivas dos seres humanos.
Entenda mais sobre filogênese aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47343026
#SPJ1