Respostas
Resposta:
A Varíola é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, cuja transmissão se dá pelo contato com as secreções e a saliva da pessoa infectada. Não há tratamento específico para a varíola. O doente deve ser colocado em isolamento, A medida de prevenção mais eficaz contra a varíola é a vacina
Por favor, acompanhar a Explicação.
Explicação:
A Varíola é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, com taxa de mortalidade média relativamente alta, em torno de 30% dos pacientes por ela acometidos.
A sua transmissão se dá pelo contato com as secreções e a saliva da pessoa infectada. Na superfície do corpo de uma pessoa contaminada com o vírus, formam-se lesões de pele conhecidas como pústulas. Estas lesões possuem um conteúdo líquido semelhante ao pús, onde se encontra o vírus.
Assim, as pessoas que apresentam a doença têm de permanecer em isolamento ou em quarentena, durante o período de seus tratamentos, a fim de se evitar a infecção de outras pessoas, em especial das pessoas mais próximas, os contatantes.
O período de incubação do vírus é de duas semanas.
Os principais sintomas da varíola são os seguintes:
- Febre alta;
- Náuseas e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Dores no corpo;
- Mal-estar;
- Prostração;
- Pústulas pelo corpo;
- Coceira.
Observemos que muitos dos sintomas também estão presentes em outras doenças infectocontagiosas, como febre, náuseas, vômitos, dores de cabeça, mal-estar e prostração. O que diferencia a varíola das demais doenças infectocontagiosas é a presença das lesões cutâneas já descritas.
Não há tratamento específico para a varíola. Como já dito, o doente deve ser colocado em isolamento, permanecendo em repouso e, sob estrita orientação e cuidados médicos, fazer uso de medicamentos para os sintomas mais incomodativos, como febre, dores pelo corpo, coceira, entre outros.
A medida de prevenção mais eficaz contra a varíola é a vacina, uma vez que não há cura e tratamento específico para esta doença. A vacina contra a varíola doença foi descoberta pelo médico britânico Doutor Edward Jenner, no século XVIII.
✅ A varíola, vulgarmente conhecida por bexiga, é uma doença infecto contagiosa, muito grave, provocada pelo vírus "Orthopoxvirus variolae".
Seu contágio se dá pelo contato direto com secreções nasais, bucais ou objetos contaminados tais como, talheres, roupas, lençóis, etc.
Embora esta doença tenha sido considerada erradicada do planeta pela OMS desde o final de 1980, ela possui um período de incubação de aproximadamente 12 dias.
A varíola possui duas variantes, que são:
- varíola major, com letalidade de 30%;
- varíola minor, com letalidade inferior a 1%.
Principais sintomas:
- Febre alta;
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Dores no corpo;
- Erupções na pele.
Diagnóstico:
O diagnóstico da varíola é feito por exames clínicos e laboratoriais, tais como:
- Reação em cadeia da polimerase;
- Microscopia eletrônica.
Formas de tratamento:
Durante todo o período que a doença circulou pelo planeta, as formas de tratamento serviam apenas para aliviar os sintomas de coceiras e lesões.
Prevenção:
O principal meio de prevenção é feito por intermédio da vacinação. Porém, como esta doença é considerada erradicada, não existe um calendário próprio para a vacinação. Além disso, deve-se evitar contados diretos com pessoas infectadas, bem como objetos utilizados por pessoas infectadas.
A vacina contra a varíola foi desenvolvida pelo médico inglês "Edward Jenner".
Saiba mais:
- https://brainly.com.br/tarefa/20633854
- https://brainly.com.br/tarefa/52657988
- https://brainly.com.br/tarefa/53714033
- https://brainly.com.br/tarefa/34652481
- https://brainly.com.br/tarefa/7531613