Respostas
Resposta:
Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico, responsável pela descoberta do elétron – partícula que possuí carga negativa.
A partir dessa descoberta, o físico desenvolveu um novo modelo para o átomo, que antes havia sido estudado por John Dalton.
Entretanto, a partir da descoberta dos elétrons feita por Thomson, tudo o que se pensava sobre os átomos sofreu modificação.
Para o físico, se o átomo possuía partículas negativas, então, era provável que partículas positivas também fizessem parte da estrutura.
Para chegar à essa conclusão, Thomson utilizou descobertas como a radioatividade e tubo de raios catódicos.
Modelo Atômico de Thomson Thomson conseguiu estabelecer novas definições para o átomo a partir do experimento com tubo de raios catódicos.
Em síntese, o experimento consistia em colocar um gás rarefeito, de baixa pressão, em alta potência elétrica.
A luz, nesse sentido, partia do polo negativo – denominado cátodo – e ia em direção ao polo positivo – denominado de ânodo.
Modelo Atômico de Thomson - Definição, características e fundamentos Joseph John Thomson Com isso, Thomson observou que quando os átomos eram condicionados a altas temperaturas, os elétrons se deslocavam para a região de placa positiva.
Outro ponto observado foi que os elétrons são partículas subatômicas que podem se transferir para outros núcleos atômicos, já que não são fixas.
Modelo Atômico de Thomson - Definição, características e fundamentos Lifeder Como os elétrons são partículas de carga negativa, Tompson acreditava que o átomo poderia ser um fluido com carga positiva.
Após a descoberta dos elétrons, Thomson concluiu que o átomo, na verdade, era divisível e que possuía partículas menores, sendo denominadas partículas subatômicas.
Neste caso, as partículas possuíam carga negativa e estariam distribuídas de forma aleatória sobre a esfera do átomo.
Além disso, o físico propôs que o átomo seria um fluido de cargas positivas, já que os elétrons possuíam carga negativa.
Com o passar dos anos e a necessidade de aprofundar as descobertas sobre a partícula, Thomson observou que poderiam haver novas contribuições para a ciência.
O termo surgiu com a Física Clássica e propõe que não é possível a estabilidade das partículas apenas com a distribuição igual dos elétrons.
Modelo Atômico de Thomson - Definição, características e fundamentos Amino Além disso, o que foi proposto por Thomson deixava algumas questões em aberto, como em relação à composição e organização do átomo.
Explicação: