Leia o texto abaixo e indique se é um texto literário ou não literário.
Até hoje permanece certa confusão em torno da morte de Quincas Berro D’água. Dúvidas por explicar, detalhes absurdos, contradições no depoimento das testemunhas, lacunas diversas. Não há clareza sobre hora, local e frase derradeira. A família, apoiada por vizinhos e conhecidos, mantém-se intransigente na versão da tranquila morte matinal, sem testemunhas, sem aparato, sem frase, acontecida quase vinte horas antes daquela outra propalada e comentada morte na agonia da noite, quando a Lua se desfez sobre o mar e aconteceram mistérios na orla do cais da Bahia. Presenciada, no entanto, por testemunhas idôneas, largamente falada nas ladeiras e becos escusos, a frase final repetida de boca em boca representou, na opinião daquela gente, mais que uma simples despedida do mundo, um testemunho profético, mensagem de profundo conteúdo (como escreveria um jovem autor de nosso tempo).”
AMADO, J. A morte e a morte de Quincas Berro D’Água. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.13-14.
A. É um texto não literário, pois está informando o leitor sobre a morte de alguém.
B. É um texto literário, pois se percebe cuidado e trabalho com a linguagem, como o uso da metáfora em "a lua se desfez sobre o mar".
C. É um texto literário, porque é organizado em parágrafos.
D. É um texto não literário, porque trata de acontecimentos reais, repetidos "de boca em boca" pela população da localidade.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Opção "B".
Explicação:
É um texto literário, pois se percebe cuidado e trabalho com a linguagem, como o uso da metáfora em "a lua se desfez sobre o mar".
ProfessorELEILÇON:
Disponha sempre deste seu amigo, Professor Eleilçon.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás