É possível analisar que, com a descentralização da educação, mantida pela República, focada nos setores populares e idealizada pelo Ato Adicional, de 1834, exclusivamente, uns estados brasileiros alcançaram algum progresso associado à educação primária da população. Foi notável o aumento de matrículas nesse nível de ensino. Conforme os dados expostos por Leôncio Basbaum, em 1889, a matrícula geral de alunos equivalia a 12% da população em idade escolar, em 1930, esse percentual aumentou para 30%.
Levando em consideração a Educação do Brasil durante a Primeira República, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) A educação escolar vigente, que tinha origem na ação pedagógica dos Jesuítas, equivalia às exatas necessidades da sociedade como um todo.
II. ( ) O plano de estudos oferecido por Carlos Maximiliano não foi levado a sério pela falta de interesse que despertou nos alunos.
III. ( ) A Reforma Carlos Maximiliano, em 1915, foi considerada a reforma educacional mais desastrosa realizada durante toda a Primeira República.
IV. ( ) Os dados referentes à matrícula efetiva de alunos, no período que vai de 1892 a 1897, apresentam um progresso desenfreado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
V - F - V - F.
b.
V - V - V - V.
c.
F - V - V - F .
d.
V - F - F - F.
e.
F - F - F - V.
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
V - F - F - F
Explicação:
Está no texto A república e a educação no Brasil.
respondido por:
4
Resposta:
V - F - F - F
Explicação:
Conferido
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás