ao retornar da europa, em 1912, entusiasmado com as ideias do em especial naquilo que se refere a arte e à literatura, passa a preconizar que ambas devem adequar-se a era da velocidade das locomotivas, dos aeroplanos, dos automóveis, à era das máquinas, enfim, ao desenvolvimento tecnológico e que, para isso, era necessário romper com o passado, com a tradição. mais tarde, entra em contato com outras propostas vanguardistas europeias, de que surgirão outros movimentos por ele liderados, como o movimento . preenche corretamente as lacunas a alternativa: a. dadaísmo - plínio salgado - verde-amarelo. b. concretismo - manuel bandeira - regionalista. c. futurismo - oswald de andrade - antropofágico. d. cubismo - ronald de carvalho - construtivista. e. surrealismo - mário de andrade - nativista.
Respostas
A alternativa C preenche corretamente as lacunas: c. futurismo - Oswald de Andrade - antropofágico.
Ao retornar da Europa, em 1912, entusiasmado com as ideias do futurismo, em especial naquilo que se refere a arte e à literatura, Oswald de Andrade passa a preconizar que ambas devem adequar-se a era da velocidade das locomotivas, dos aeroplanos, dos automóveis, à era das máquinas, enfim, ao desenvolvimento tecnológico e que, para isso, era necessário romper com o passado, com a tradição. Mais tarde, entra em contato com outras propostas vanguardistas europeias, de que surgirão outros movimentos por ele liderados, como o Movimento Antropofágico.
Oswald de Andrade e o Movimento Antropofágico
Durante a primeira fase do Modernismo no Brasil ocorreu uma manifestação cultural e artística denominada Movimento Antropofágico, fundada e teorizada pelos paulistas Oswald de Andrade, poeta, e Tarsila do Amaral, pintora.
- O Manifesto Antropófagico é publicado em 1919, escrito por Oswald de Andrade.
- O autor utiliza o conceito de antropofagia para construir uma metáfora para o processo de transformação artística modernista.
- Os antropófagos, os artistas deveriam assimilar criticamente as ideias e modelos europeus para produzir algo verdadeiramente nacional: “tupi or not tupi, that is the question”.
- De caráter político, o referido ensaio argumenta que a história brasileira de "canibalização" de outras culturas é sua maior força.
- Essa seria uma forma do Brasil afirmar-se contra a dominação cultural pós-colonial europeia.
Saiba mais sobre
- Oswald de Andrade em https://brainly.com.br/tarefa/22652653
- Movimento Antropofágico em https://brainly.com.br/tarefa/7845477
- futurismo em https://brainly.com.br/tarefa/5419290
#SPJ4