• Matéria: Geografia
  • Autor: karinamurbak3526
  • Perguntado 3 anos atrás

as cidades em que vivemos hoje são fechadas de maneiras que refletem o que aconteceu no mundo da tecnologia. na imensa explosão urbana que ocorre atualmente no sul global – na china, na índia, no brasil, no méxico, nos países da áfrica central –, grandes empresas das finanças e da construção estão padronizando a cidade; no momento em que o avião aterrissa, talvez não possamos distinguir pequim de nova york. seja no norte ou no sul, o crescimento das cidades não gerou grandes experimentações na forma. o complexo comercial, o campus universitário, a torre residencial erguida num recanto de um parque não são formas favoráveis à experimentação por serem autossuficientes, e não abertas a influências e interações externas. (adaptado de richard sennett, construir e habitar. ética para uma cidade aberta. rio de janeiro: editora record, 2018, p. 22.) de acordo com a visão do autor, podemos afirmar que: i. o processo de urbanização é bastante diferenciado no mundo todo, promovendo novas experiências que abrem os espaços à criatividade. ii. as formas urbanas autossuficientes não homogeneízam as cidades, pelo contrário, as tornam lugar de novas complexidades e interações. iii. a cidade fechada deriva de sua instrumentalização para a eficácia, empobrecendo experiências e tornando o espaço habitado mais artificial. iv. a paisagem urbana é, cada vez mais, a expressão de potencialidades locais, demonstrando a despadronização das formas construídas.

Respostas

respondido por: martacruzlopes13
3

Através da urbanização, presenciamos impactos sentidos a nível social e ambiental. Identificamos a alternativa correta como a número III) A cidade fechada deriva de sua instrumentalização para a eficácia, empobrecendo experiências e tornando o espaço habitado mais artificial.

A padronização nas cidades

Tendo em vista a explosão urbana, ou seja, o crescimento elevado da população em determinados países, observamos cada vez mais a padronização sentida nas cidades mais desenvolvidas.

Com vista de rentabilização de espaços, pretendendo atender às exigências de populações, centradas para a tecnologia, áreas livres são espaços humanos cada vez mais escassos.

As cidades isolam as necessidades humanas, que derivam dos sentidos e se manifestam no corpo. Assim é preciso ter em conta o impacto que as construções implicam no crescimento e desenvolvimento social.

Entenda mais sobre urbanização e suas consequências aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52880635

#SPJ4

respondido por: mewrycida1803
0

Resposta:III. A cidade fechada deriva de sua instrumentalização para a eficácia, empobrecendo experiências e tornando o espaço habitado mais artificial.

Explicação:

UNICAMP/2011, com modificações) As cidades em que vivemos hoje são fechadas de maneiras que refletem o que aconteceu no mundo da tecnologia. Na imensa explosão urbana que ocorre atualmente no Sul Global - na China, na Índia, no Brasil, no México, nos países da África Central -, grandes empresas das finanças e da construção estão padronizando a cidade; no momento em que o avião aterrissa, talvez não possamos distinguir Pequim de Nova York. Seja no Norte ou no Sul, o crescimento das cidades não gerou grandes experimentações na forma. O complexo comercial, o campus universitário, a torre residencial erguida num recanto de um parque não são formas favoráveis à experimentação por serem autossuficientes, e não abertas a influências e interações externas.

(Adaptado de Richard Sennett, Construir e habitar. Ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018, p. 22.)

De acordo com a visão do autor, podemos afirmar que:

Perguntas similares