O racionalismo é uma posição epistemológica que tem a razão como fonte principal do conhecimento. A experiência externa ou sensível é secundarizada, pois é um considerada um obstáculo para o conhecimento puro. Para o racionalista, o pensamento puro é a fundamentação das ciências formais e fáticas. Com relação a diferença entre modos de unir o racionalismo e empirismo, analise o excerto a seguir. Duas formas de síntese de racionalismo e empirismo se contrastam: enquanto __________ apropriou-se do fenomenismo (a fonte de conhecimento através dos fenômenos, não da realidade em si) dos empiristas e resgatou o apriorismo do racionalismo (verdades independentes da experiência seriam conhecimentos, conceitos ou pensamentos "a priori"), ___________, por sua vez, uniu a experiência empírica com a condição de exercê-la mediante uso crítico da razão como forma de investigar a realidade. A opção que completa corretamente e respectivamente as lacunas é: Escolha uma:
Respostas
respondido por:
1
Quando falamos de racionalismo e epistemologia, lembraremos de imediato de Immanuel Kant e Mario Bunge, como nos indica a alternativa A).
Immanuel Kant e Bunge são referências em epistemologia racionalista
Para desenvolvermos estudos em Kant podemos ir com a base dos juízos sintéticos e analíticos:
- Sintético: informações distintas para uma nova informação.
- Analíticos: analisa-se o objeto de estudo em si mesmo, "o fragmentando" sem sair de si, para que nele mesmo, se encontre o que se procura, sem objetos esternos.
Em Bunge, podemos ressaltar seu esforço em melhorar a imagem pública da ciência, assim como Carl Sagan fazia, pois a ciência precisa ser compreendida por seu uso constante na atual sociedade. A compreensão de ciência, para Bunge, é uma forma de compreender o mundo e a nós mesmos.
Para lermos a questão completa sobre racionalismo: https://brainly.com.br/tarefa/53514208
Para lermos mais sobre racionalismo: https://brainly.com.br/tarefa/22896716
#SPJ4
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás