As ocorrências de primeira ordem de informatividade se fazem sempre presentes no texto e se denominam como triviais, pois se integram ao texto de tal modo que nem são percebidas, muitas vezes. Ainda sobre a primeira ordem de informatividade, os autores Beaugrande e Dressler (1981 apud FAVERO, 1986, p. 1) indicam algumas importantes características
Respostas
Com relação às características apontadas pelos autores, tem-se que as asserções são corretamente julgadas como sendo V-V-F-V.
A primeira ordem de informatividade
A informatividade de um texto mede-se pelo conhecimento do mundo por parte das pessoas a quem se dirige. Na prática, visa-se que a informação seja transmitida sem perdas, de modo a gerar um alto grau de coesão e coerência textual.
Por outras palavras, dizemos que um texto é informativo se depender do repertório cultural dos seus leitores para ser compreendido de forma mais ampla.
Um texto moderadamente informativo é aquele que estabelece um equilíbrio entre o senso comum e a nova informação.
Segue complemento da questão:
Sobre essas características apontadas pelos autores, analise as assertivas a seguir e identifique se elas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. ( ) Na primeira ordem de informatividade, as palavras funcionais são sinais de relação e, mesmo que frequentes no texto, raramente são notadas ou precisam ser levadas em consideração.
II. ( ) Na primeira ordem de informatividade, as palavras de conteúdo são mais informativas e ativam mais elementos cognitivos, produzindo mais emoções do que as palavras funcionais.
III. ( ) Na primeira ordem de informatividade, as palavras funcionais, que são os artigos, as preposições e as conjunções, configuram-se como essenciais e proporcionam a compreensão do texto.
IV. ( ) Na primeira ordem de informatividade, o produtor do texto pode inverter os papéis dos tipos de palavra, levando esse autor a utilizar sequências incomuns de palavras funcionais.
Saiba mais sobre informatividade em: https://brainly.com.br/tarefa/5903193
#SPJ4