"A razão instrumental distancia a ciência da ética, uma vez que seu objetivo é estabelecer os fins e adequar os meios aos fins. Não há espaço nela para a reflexão sobre os fins da ação em termos de valores e sim em termos de eficiência" (CARDOSO, 1998, p. 4). CARDOSO, C. M. Ciência e ética: alguns aspectos. Ciênc. Educ. (Bauru), Bauru, v. 5, n. 1, 1998. Disponível em: <. Scielo. Br/scielo. Php?script=sci_arttext
Respostas
Ao tomarmos como base o texto de apoio do enunciado que trata da razão instrumental e seus impactos na ciência e na ética e analisar as afirmações, podemos afirmar que apenas as afirmativas I e III estão corretas. A alternativa que responde a pergunta corretamente é, portanto, a alternativa 3.
O que é a razão instrumental?
Em termos gerais, a razão instrumental é uma forma específica de racionalidade que se concentra em meios eficazes para um determinado fim e não, como outras formas de racionalidade prática, na melhoria das condições de vida, na promoção de um acordo razoável ou na compreensão da existência humana.
Nesse sentido, a afirmativa I está incorreta justamente por fazer uma associação errônea entre o conceito de razão instrumental e a ciência.
A razão instrumental não tem por objetivo a privação do acesso ao conhecimento e muito menos é perversa à ciência, pelo contrário, a razão instrumental procura por meio da ciência a concretude necessária para estabelecer a relação entre meios e finalidades.
Completando a pergunta…
Avalie as asserções a seguir tendo como partida as dimensões da razão instrumental e seus impactos na ciência e na ética:
I. A razão instrumental diz respeito a um processo de dominação de si e dos outros, que faz com que a ciência deixe de ser uma forma de acesso ao conhecimento para ser um instrumento de subalternização e exploração.
II. Alinhado a razão instrumental o conhecimento científico ao invés de estar a serviço da emancipação dos sujeitos volta-se ao interesse e às necessidades do sistema capitalista. III. O sistema capitalista distancia-se do progresso infinito, do enriquecimento sem fim e da dominação da natureza e de outros seres humanos.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: I e III, apenas.
Alternativa 4: II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
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