namorados o rapaz chegou-se para junto da moça e disse: -antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com sua cara. a moça olhou de lado e esperou. -você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listrada? a moça se lembrava: -a gente fica olhando... a meninice brincou de novo nos olhos dela. o rapaz prosseguiu com muita doçura: -antônia, você parece uma lagarta listrada. a moça arregalou os olhos, fez exclamações. o rapaz concluiu: -antônia, você é engraçada! você parece louca. manuel bandeira. poesia completa 8. prosa. rio de janeiro: nova aguilar, 1985. no poema de bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época a. a reiteração de palavras como recurso de construção de rimas ricas. b. a utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano. c. a criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado. d. a escolha do tema do amor romântico, caracterizador do estilo literário dessa época. e. o recurso ao diálogo, gênero discursivo típico do realismo.
Respostas
No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época a utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano. Por isso, deve ser marcada a letra B.
A poesia modernista
A poesia modernista utilizava diversos recursos diferentes, e caracterizava-se por muitos elementos. A seguir, analisaremos algumas características próprias dos textos presentes no período da escola literária conhecida como Modernismo:
- Humor
- Ironia
- Irreverência
- Versos livres
- Linguagem coloquial
- Síntese
Quando falamos de linguagem das poesias modernistas, logo pensamos em uma linguagem coloquial, que é a linguagem mais utilizada no dia a dia. Essa é a linguagem presente na poesia modernista de Bandeira, que conta com linguagem utilizada no dia a dia.
Veja mais sobre o Modernismo:
https://brainly.com.br/tarefa/20529252
#SPJ4