A avaliação é a parte mais importante de todo processo de ensino-aprendizagem. Assim, a avaliação em Artes deve ter o caráter transformador. Marque a alternativa que conceitua de forma clara e coesa este tipo de avaliação
Respostas
A alternativa B é a correta.
Educação e avaliação transformadora
Para que a avaliação em Artes tenha o caráter transformador é necessário que
- a análise dos seus resultados faça parte de um diagnóstico
- para que sejam tomadas decisões
- que levem à superação dos problemas constatados.
Nesse sentido a resposta correta diz
- Na avaliação transformadora da aprendizagem predominam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Nesta concepção, a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
A educação transformadora evidencia as complexidades do processo de ensino-aprendizagem, considerando fatores como a realidade do aluno e o contexto de vida social, cultural e político.
- O objetivo central do aprendizado passa a ser o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante.
A finalidade de uma educação transformadora contribui para a formação de cidadãos que usam os conhecimentos adquiridos na escola com o objetivo de entender e transformar a sua realidade.
Complemento da questão incompleta
a) Na avaliação transformadora da aprendizagem predominam os aspectos quantitativos. Nesta concepção, a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos.
b) Na avaliação transformadora da aprendizagem predominam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Nesta concepção, a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
c) Nesta concepção, a avaliação não necessita ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
d) Nesta concepção, a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, e não à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
e) Na avaliação transformadora da aprendizagem predominam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Nesta concepção, a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, mas sem levar em conta, neste momento, as dificuldades dos alunos.
Saiba mais sobre
- avaliação em https://brainly.com.br/tarefa/23163367
- educação transformadora em https://brainly.com.br/tarefa/4403781
- avaliação formativa em https://brainly.com.br/tarefa/26747970
#SPJ4
Resposta:
b) Na avaliação transformadora da aprendizagem predominam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Nesta concepção, a avaliação deve ter uma finalidade diagnóstica, voltada para o levantamento das dificuldades dos alunos, com vistas à correção de rumos, à reformulação de procedimentos didáticos ou até mesmo dos objetivos.
Explicação:
Na avaliação transformadora, o foco principal é rever as dificuldades, de forma que o educador possa reconhecer falhas e refazer seus objetivos de trabalho.