A ciência ativa rompe com a separação antiga entre a ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (techne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental opõe a ciência ativa à ciência contemplativa dos antigos; assim também, a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu sob inspiração platônica e pitagórica, e contrária à concepção aristotélica. MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado). Nesse contexto, a ciência encontra seu novo fundamento na *
Respostas
A ciência encontra seu fundamento na utilização da prova para confirmação empírica. Letra A.
Com o nascimento da ciência ativa, a ciência encontra novos terrenos no uso de evidências para confirmação empírica.
Ciência ativa
O método empírico-analítico é um modelo do método científico baseado na experimentação e na lógica empírica, sendo o mais utilizado nas ciências sociais e naturais, juntamente com a observação de fenômenos e sua análise estatística.
Sua contribuição para o processo de pesquisa é em grande parte o resultado da experiência. Esses métodos permitem, por meio de procedimentos práticos e diversos meios de investigação, descobrir as conexões essenciais e propriedades fundamentais dos sujeitos investigados, que são acessíveis à percepção sensorial.
Sua utilidade destaca a entrada em território inexplorado e onde se destaca a pesquisa descritiva.
Alternativas:
A) utilização da prova para confirmação empírica.
B) apropriação do senso comum como inspiração.
C) reintrodução dos princípios da metafísica clássica.
D) construção do método em separado dos fenômenos.
E) consolidação da independência entre conhecimento e prática.
Leia mais sobre ciência em: https://brainly.com.br/tarefa/28194830
#SPJ4