A Grécia Antiga é tida como o berço da Psicologia Esportiva, pois ali alguns filósofos, como Aristóteles e Platão, especularam sobre a função perceptual e motora do movimento por meio dos conceitos de corpo e alma. VIEIRA, Lenamar Fiorese et al. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em estudo, v. 15, p. 391-399, 2010
Respostas
Ao refletirmos a respeito das informações sobre a Psicologia Esportiva fornecidas pelo enunciado da pergunta e analisarmos seus aspectos históricos, podemos inferir que apenas as alternativas II e III são verdadeiras. A alternativa que responde a pergunta corretamente é, portanto, a alternativa 1.
O que é a Psicologia Esportiva?
A Psicologia Esportiva é uma área de proficiência que faz uso de conhecimentos e habilidades psicológicas para abordar o desempenho e bem-estar dos atletas.
Outros aspectos abordados são: o desenvolvimento da participação esportiva e questões sistêmicas associadas a ambientes e organizações esportivas.
As intervenções da Psicologia Esportiva são projetadas para auxiliar atletas e outros pacientes esportivos (como treinadores e administradores) de uma ampla gama de ambientes, níveis de competição e idades, desde participantes jovens recreativos à atletas profissionais.
Completando a pergunta…
Acerca dos aspectos históricos da Psicologia Esportiva, analise as afirmações a seguir:
I. Ao chegar nas universidades como disciplina acadêmica, a Psicologia do Esporte se garantiu como laboratório e estudo isolado.
II. Nos primeiros anos, até 1920, os Estados Unidos da América se destacaram como pioneiros nos estudos da área.
III. O desenvolvimento dos primeiros laboratórios marcou também a criação dos institutos de Psicologia do Esporte.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
Alternativa 1: F, V, V.
Alternativa 2: V, F, V.
Alternativa 3: V, V, F.
Alternativa 4: V, V, V.
Alternativa 5: F, F, V.
Aprenda mais sobre a Psicologia Esportiva em: https://brainly.com.br/tarefa/50070532
#SPJ4