Após a leitura do artigo intitulado "Os impactos da COVID-19 nos direitos educativos de migrantes e refugiados adultos - nota de pesquisa", escrito por Rita de Cássia da Cruz Silva e Maria Clara Di Pierro, foi possível analisar algumas questões que nos chamam atenção. Considerando o contexto sobre os impactos da pandemia na vida dos migrantes e refugiados, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Durante a pandemia, assistimos muitos migrantes e refugiados continuarem vivendo, se deslocando ou trabalhando em ambientes lotados ou com condições insalubres, nos quais a disseminação da Covid-19 se dava facilmente PORQUE II. Houve uma grande desigualdade social em diversos segmentos da sociedade, visto que alguns desses puderam adotar com certa tranquilidade medidas de auto-isolamento, transferindo as atividades cotidianas e laborais para dentro de suas casas, outros tantos tiveram de continuar trabalhando e - se arriscando - fora delas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Respostas
Podemos considerar ao julgar o texto sobre os impactos da pandemia por COVID-19 que as asserções I e II são proposições verdadeiras e que a II não é uma justificativa plausível para a I, visto que a desigualdade social não permitiu que todos pudessem ficar em casa, no entanto isso não justifica o fato de que os migrantes e refugiados foram os responsáveis no que se refere à desigualdade, mas sim pela propagação do vírus de modo geral.
Portanto o gabarito é a alternativa D.
A pandemia e os desafios encontrados
Sabemos que a pandemia pela COVID-19 apresentou grandes impactos de aspecto mundial e demonstrou aumento no processo de migração, no qual as pessoas de todas as partes do mundo encontram-se em diversos países, consequentemente houve uma maior propagação do vírus.
Logo, podemos considerar que as consequências da pandemia refletiram nos processos migratórios, no entanto trouxe em maior evidência o processo de desigualdade social que ameaça o mundo todo.
Complemento do enunciado:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
Entenda mais sobre o legado da pandemia aqui:
brainly.com.br/tarefa/51399148
#SPJ4