Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil possui suas próprias especificidades e características. Um dos elementos básicos a se compreender quando nos referimos à essa etapa da educação diz respeito à sua faixa etária de atendimento. Tendo como referência o que está disposto no artigo 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9. 394/1996), analise as alternativas que se referem a oferta de Educação Infantil em nosso país e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: O atendimento realizado pela Educação Infantil perpassa a faixa etária de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas. Alternativa 2: O atendimento realizado pela Educação Infantil perpassa a faixa etária de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 6 anos em pré-escolas. Alternativa 3: O atendimento realizado pela Educação Infantil perpassa a faixa etária de 0 a 2 anos em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas. Alternativa 4: O atendimento realizado pela Educação Infantil perpassa a faixa etária de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 7 anos em pré-escolas. Alternativa 5: O atendimento realizado pela Educação Infantil perpassa a faixa etária de 0 a 4 anos em creches e de 5 a 6 anos em pré-escolas
Respostas
Com relação a oferta da Educação Infantil no Brasil, pode-se afirmar que o atendimento realizado pela Educação Infantil perpassa a faixa etária de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 5 anos em pré-escolas (Alternativa 1).
Educação Infantil: qual a faixa etária abrangida?
No Brasil, é a Lei nº 9394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que trata da Educação em âmbito nacional.
Nesse sentido, na seção II, que trata especificamente da Educação Infantil, têm-se disposto que esta é a primeira etapa da Educação Básica, cujo intuito é desenvolver fisicamente, psicologicamente, intelectualmente e socialmente as crianças.
Sob essa perspectiva, fica instaurado que a Educação infantil deve ser oferecida em duas instâncias:
- Creches - para crianças que possuam até 3 anos de idade;
- Pré-escolas - para crianças que possuam de 4 a 5 anos de idade.
Vale ressaltar que, apesar de oferecer atendimento para crianças de até 5 anos de idade, este atendimento é complementar e não substitutivo a ação da família e da comunidade.
Aprenda mais sobre Educação Infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/24371824
#SPJ4