A resistência a antibióticos entre o Staphylococcus aureus é um problema clínico que preocupa médicos e pacientes. O S. Aureus possui uma resistência a eritromicina (antibiótico do grupo dos macrolídeos) identificada por meio de um teste conhecido como ""teste de dupla difusão"" (teste-D). Esse teste também pode ser utilizado para verificar a resistência da bactéria a outros antibióticos. Testes-D realizados com o S. Aureus são mostrados na imagem abaixo. A região da esquerda circulo ""E"" foi tratada com eritromicina e a da direita ""CC"" com clindomicina. Sobre a imagem podemos afirmar que:
Respostas
Tendo como base os conhecimentos a respeito da ação dos antibióticos e de suas relações com a bactéria mencionada, pode-se afirmar que: ''Essa linhagem de S aureus expressa um plasmídeo de resistência a macrolídeos, o que confere resistência à clindamicina, desaconselhando o seu uso clínico.'' Alternativa correta E).
Qual a importância dos antibióticos?
Os antibióticos, atualmente, são uma das principais linhas de medicamentos contra as infecções bacterianas, pois atuam de forma específica contra esse tipo de microrganismo.
Os antibióticos foram descobertos a partir de experimentos com fungos, os quais produziam uma substância que inibia o crescimento bacteriano ao seu redor. Tais medicamentos são responsáveis por diminuir drasticamente o crescimento bacteriano ou eliminar ativamente tais microrganismos, promovendo a melhora da infecção.
Demais alternativas:
a. A clindamicina é eficiente e pode ser uma boa escolha para o tratamento de infecções causadas por essa bactéria.
b. A clindamicina deveria ser usada sozinha para infecções por S aureus e não deveria ser coadministrada com macrolídeos.
c. A exposição do S aureus a eritromicina confere resistência à eritromicina.
d. Essa linhagem de S. Aureus não apresenta resistência à clindamicina.
Aprenda mais sobre Antibióticos em: brainly.com.br/tarefa/52773761
#SPJ4