1)
A radiação ionizante é uma energia em trânsito, porém essa energia ioniza o meio em que atravessa. Portanto, a passagem das radiações ionizantes por qualquer meio, produz ionizações nesse meio, através da retirada de elétrons de átomos do material. Então, quando realizamos um exame em que este, utiliza radiação ionizante, nosso corpo irá sofrer danos. Porém como na maioria dos casos as energias utilizadas são baixas, o nosso corpo tem uma maior capacidade de reparo desses danos. Além disso, sempre que haja um serviço de imagens médicas, há uma grande preocupação dos órgãos de vigilância, onde estes exigem que os danos nunca poderão ser superiores as vantagens que o exame oferece. Como diz o princípio ALARA que traduzido do inglês significa que as doses devem ser tão baixas quanto razoavelmente exequíveis.
Como a radiação ionizante ioniza o meio em que atravessa, temos que entender como é o processo de interação da radiação com a matéria. Existem a radiação diretamente ionizante e indiretamente ionizante.
Com base no texto, assinale a alternativa que contemple corretamente aos assuntos relacionados a efeitos da radiação ionizante.
Alternativas:
a)
O efeito fotoelétrico ocorre com maior predominância para elementos com altos números atômicos e baixa energia. Embora utilize baixa energia, a dose empregada no exame de raios-X convencional é alta.
b)
O exame de mamografia utiliza feixes relativamente baixos de energia, quando comparado ao exame de raios-X. Portanto emprega menores níveis de dose a pacientes do que exames de raios-X.
c)
O kVp e o mAs são parâmetros de entrada do equipamento de radiologia. Sendo o kVp responsável pelo contraste da imagem e o mAs é responsável pelo detalhamento da imagem, logo a dose empregada no exame está relacionada ao mAs.
d)
A energia do feixe de raios-X é polienergética, devido a isso durante o exame de radiologia os técnicos colocam filtros no caminho do feixe para que estes consigam bloquear a partes de energia mais elevadas do feixe.
e)
No exame de raios-X convencionais existem os colimadores, que podem ser utilizados durante o exame ou não. O colimador é utilizado como um bloqueio que diminui a dose no paciente, respeitando assim o princípio ALARA.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
d
Explicação:
reposta correta
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás