Respostas
Sobre o termo indústria cultural, empregado por Adorno e Horkheimer, está correta a afirmativa: b) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.
Indústria cultural e cultura de massas segundo Adorno e Horkheimer
Os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer fazem parte da conhecida Escola de Frankfurt, e foram importantes pensadores do campo da cultura. Suas reflexões definem a indústria cultural, como uma apropriação capitalista da cultura do povo, que banaliza e aliena o povo em relação à produção cultural. Sendo assim, a cultura é transformada em um produto, feito não para ser arte, mas para vender.
Já a cultura de massas se caracteriza como a cultura criada no seio da produção capitalista, que tende a massificá-la.
Acreditamos que a questão completa seja a seguinte:
"Tudo indica que o termo ‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno, 1903-1969] publicamos em 1947, em Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo”.
Com base no texto acima e na concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
a) Os produtos da indústria cultural caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas.
b) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.
c) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.
d) A indústria cultural visa à promoção das mais diferentes manifestações culturais, preservando as características originais de cada uma delas
Para saber mais sobre indústria cultural, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/377198
#SPJ4