Ao andar pelas ruas, ninguém mais confia em ninguém, todos ao se aproximar de qualquer pessoa já ficam preocupadíssimos, sempre achando que irão ser assaltados ou coisa pior. Cada dia que passa a violência aumenta rapidamente. A desordem exige uma reflexão acerca dos limites e possibilidades de ruptura com os pressupostos da modernidade. O tema dos direitos humanos é de crescente relevância na caracterização da mentalidade jurídica do século XXI. TEXTO "A proteção e a promoção dos direitos humanos continuaram a se situar entre as principais carências a ser enfrentadas pela sociedade civil. [. ] A enumeração das principais áreas de intervenção das organizações da sociedade civil soa como demandas de séculos passados: a ausência do estado de direito e a inacessibilidade do sistema judiciário para as não-elites; o racismo estrutural e a discriminação racial e a impunidade dos agentes do Estado envolvidos em graves violações aos direitos humanos. Como vimos, a nova democracia continuou a ser afetada por um ‘autoritarismo socialmente implantado’, uma combinação de elementos presentes na cultura política do Brasil, valores e ideologia, em parte engendrados pela ditadura militar, expressos na vida cotidiana. Muitos desses elementos estão configurados em instituições cujas raízes datam da década de 30. " Fonte: PINHEIRO, P. S. Transição Política e Não-Estado de Direito na República. In: WILHEIM, J. E PINHEIRO, P. S. (org. ). Brasil – um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 296-297. Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a opção que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor:
Respostas
Julgando o texto sobre a violência, podemos considerar que a alternativa correta é a letra A, visto que a violência em nosso Brasil engloba um sistema estrutural de segregação, preconceito e disparidade entre todas as classes sociais.
Caracterizando a violência em nossa Nação
Sabemos hoje que a violência em nosso país refere-se, principalmente, pela falta de oportunidade e pela desigualdade, o que acaba por prejudicar a qualidade na educação, no transporte, na saúde básica e até mesmo no lazer.
Logo, os indivíduos que estão em desenvolvimento acabam apresentando uma pré-disposição para adentrar no serviço informal, ocorrendo muitas vezes, sua imersão em crimes hediondos ou no tráfico de drogas ilícitas.
Diante disso, observamos que a justiça brasileira está diretamente ligada à opressão, isto é, ela oprime o cidadão, todavia ela pune o indivíduo visando assim discipliná-lo.
Complemento do enunciado
a. Com a democratização, as não-elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito.
b. Historicamente, o desrespeito aos direitos humanos afeta de modo igual a brancos e negros, ricos e pobres.
c. Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil.
d. A violência no Brasil se expressa na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.
e. A democracia brasileira é fortemente responsável pelo surgimento de uma cultura da violência no Brasil.
Entenda mais sobre violência simbólica aqui:
brainly.com.br/tarefa/19791252
#SPJ4
A violência no Brasil se expressa na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.