Respostas
O resultado do cruzamento de duas ervilhas amarelas, uma homozigota e outra heterozigota, resultará em dois genótipos (AA e Aa) e apenas um fenótipo (todas as plantas serão ervilhas amarelas).
Primeira Lei de Mendel
Esta questão pode ser resolvida utilizando-se princípios da Primeira Lei de Mendel. Observe que se nasceram ervilhas amarelas homozigotas e heterozigotas, o fenótipo de coloração amarela é dominante, pois se manifesta em heterozigose. Assim, podemos assumir que o genótipo das ervilhas homozigotas é AA e das heterozigotas é Aa, realizando o cruzamento entre elas, teremos o seguinte:
AA × Aa
A | A
A | AA | AA
a | Aa | Aa
Observe que obtivemos dois genótipos possíveis, AA e Aa deste cruzamento, no entanto o fenótipo será apenas um, todas as plantas serão de ervilhas amarelas. Assim, concluímos que há dois genótipos e um fenótipo possível deste cruzamento.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"Cruzando-se plantas que nasceram de ervilhas amarelas homozigotas com plantas que nasceram de ervilhas amarelas heterozigóticas, quantos fenótipos e quantos genótipos diferentes devem ser esperados nas sementes produzidas por essas plantas? Quais são eles?"
Você pode continuar estudando sobre a Primeira Lei de Mendel aqui: https://brainly.com.br/tarefa/394323
#SPJ4