No início do século XVI, com as grandes navegações e o desenvolvimento econômico, o interesse de explorar novas terras ganhou força, o que propiciou o surgimento de muitas colônias. O objetivo de todos os impérios, que a partir de então se aventuram no mar, era encontrar rota navegável com a Asia. Em 1419, Portugal já explorava a costa africana e por fim, chegaram à Índia e litoral sul-americano. O Império Espanhol também obteve muitos êxitos econômicos na exploração de colônias, e o Império Britânico, a França e a Holanda passaram a seguir a Espanha e Portugal e obter colônias para melhor relação comercial com a Asia. " A colonização da América latina foi impulsionada por nobres sem fortuna, comerciantes, aventureiros e pelos os reis, seja por interesse público e privado, e se insere no contexto do mercantilismo. A crença no metalismo, por exemplo, ajuda a explicar porque os europeus daquele tempo manifestavam tanta sede por ouro. A mineração, foi a principal atividade econômica da América colonial. Concorreu para isso a forte capacidade da mineração de provocar efeitos multiplicadores sobre os outros setores da economia, como a agricultura, a pecuária, a manufatura e o comércio". (BOULOS, Alfredo. História-Sociedade e Cidadania. P. 60)
Agora assinale a alternativa correta
Respostas
Podemos definir como correta a: Alternativa B. A fazenda colonial requeria muito capital para o seu funcionamento, e se colocava em circuitos mercantis que controlava poucas áreas do território colonial. As fazendas portuguesas se abasteciam a manutenção geral das atividades rurais.
Sobre as Monoculturas
Antes do encontro da produção das grandes monoculturas lucrativas, as fazendas eram as formas básicas de produção e eram responsáveis por fazer grãos e alimentos para as capitais mas também para a colônia.
Desse modo, elas faziam os mais diversos elementos em pequenas escalas e eram de grande relevância para os mais diversos setores, sendo assim, as fazendas foram as primeiras produções e assim elas foram evoluindo com o passar dos anos.
Complemento da Questão:
a) A agropecuária predominou em regiões de vegetação rasteira, como as Tundras. A unidade produtora básica nos campos coloniais foi a fazenda, grande propriedade rural voltada para a policultura e para a criação de gado.
b) A fazenda colonial exigia muito capital para o seu funcionamento, e se inseria em circuitos mercantis que controlava poucas áreas do território colonial. As fazendas portuguesas abasteciam a manutenção geral das atividades rurais.
c) O artesanato era praticado por trabalhadores reunidos em um galpão, controlados por um proprietário da rede de manufatura. Os artesões recebiam salário e poucos eram independentes, mas todos exerciam várias atividades.
d) No século XVII, a Inglaterra e sua crescente burguesia decidiram ativar os negócios coloniais. Assim para ocupar a costa americana, o rei Jaime I criou a Companhia do Comércio, formando as colônias americanas.
e) Os camponeses sem terra eram trabalhadores pobres que tinham ido para as colônias em busca de trabalho, era feito uma acordo pela Companhia de Comércio que aqueles que fosse para as Américas teriam a liberdade de imigração.
Entenda mais sobre monoculturas em:
https://brainly.com.br/tarefa/20015327
#SPJ4
Resposta:
b) A fazenda colonial exigia muito capital para o seu funcionamento, e se inseria em circuitos mercantis que controlava poucas áreas do território colonial. As fazendas portuguesas abasteciam a manutenção geral das atividades rurais.
Explicação: