- (uece/2020/janeiro) em seu livro moléculas em exposição, john emsley refere-se ao cloreto de sódio afirmando que cada célula do corpo humano necessita de um pouco de sódio, e o sangue e os músculos precisam de grandes quantidades. além dessa presença no organismo humano, o sal de cozinha também serve para preparar inúmeras substâncias, dentre as quais se encontram o cloro gasoso, o sódio, o hidróxido de sódio e o carbonato de sódio. o carbonato de sódio, utilizado na fabricação de vidros, na síntese de compostos inorgânicos e em detergentes, pode ser obtido pelas seguintes reações: nacl(aq) nh3(g) co2(g) h2o(l) → nahco3(s) nh4cl(aq) e 2 nahco3(s) → na2co3(s) co2(g) h2o(l) sendo assim, é correto dizer que a massa de carbonato de sódio produzida a partir de 23,4 g de cloreto de sódio é
Respostas
A massa de carbonato de sódio (Na₂CO₃) produzida a partir de 23,4g de cloreto de sódio (NaCl) é de 21,2g.
Cálculo estequiométrico
A estequiometria é cálculo da quantidade das substâncias presentes em uma reação química pela análise da quantidade de moléculas das substâncias consumidas e formadas em uma reação química.
O cálculo estequiométrico estabelece a relação entre a quantidade de reagentes e os produtos de uma reação química. Assim, é possível saber a quantidade de produto que será utilizada em uma reação e a quantidade de produto que será formada.
Para o nosso exemplo em questão fazemos primeiro o balanceamento, e em seguida soma-se e as equações intermediarias a fim de encontrar o sistema global:
Com o sistema global pronto e com a massa molar do carbonato de sódio (Na₂CO₃) 105,9888 g/mol, e a massa molar do cloreto de sódio (NaCl) 58,5g/mol. Sabendo que a estequiometria da reação global é de 2:1, temos:
2× (58,5g/mol de NaCl) ---- 105,9888 g/mol Na₂CO₃
23,4 g de NaCl --------- X
X= 21,2g de Na₂CO₃
Saiba mais sobre estequiometria, aqui:
brainly.com.br/tarefa/20622364
#SPJ4