3)
"[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga." (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181).
REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005.
O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista. Assinale a alternativa que indica a alternativa correta com relação a isso.
Alternativas:
a)
Trata-se de um trabalho desenvolvido como "hora-extra" e, portanto, posteriormente é feito um acerto.
b)
Esse trabalho extra desenvolvido pelo trabalhador lhe dá direito às férias.
c)
Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.
d)
Marx aponta que esse trabalho não pago caracteriza um regime de escravidão.
e)
Marx não consegue entender o motivo dos trabalhadores trabalharem mais.
4)
"A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas." (ADORNO, 1995, p. 119).
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:______. Educação e Emancipação.Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P.
Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Adorno escreveu Pedagogia da Autonomia, a fim de enaltecer o sujeito autônomo, que saiba se defender.
b)
Adorno foi um educador que escreveu obras sobre a educação pela paz.
c)
Dentre as várias finalidades da educação, Adorno ressalta que devemos esquecer episódios trágicos.
d)
Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.
e)
Para Adorno, a educação não pode contribuir para evitar a barbárie.
5)
"Hegel tem o cuidado de salientar que o momento dialético não é absolutamente prerrogativa do pensamento filosófico, mas está presente em todo momento da realidade: 'Ora, por mais que o intelecto comumente solicite a dialética, não se deve pensar de modo algum que a dialética seja algo presente somente na consciência filosófica; ao contrário, o procedimento dialético pode se encontrar em toda outra forma de consciência e na experiência geral. Tudo aquilo que nos circunda pode ser pensado como exemplo de dialética'. [...]" (REALE; ANTISERI, 2005, p. 107).
De acordo com as ideias expressas no texto citado, escolha a alternativa que representa o pensamento de Hegel.
Alternativas:
a)
Para Hegel, a dialética é puramente da filosofia.
b)
Hegel salienta que a dialética não é exclusiva da filosofia, podendo ser usada em tudo.
c)
A dialética hegeliana está presente na consciência filosófica e suas ideias envolvem apenas a trajetória do pensamento filosófico.
d)
Hegel não sabia ao que se podia aplicar a dialética.
e)
Para Hegel, a dialética não está presente na realidade.
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Eu também quero saber a resposta
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eu não sei desculpa
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