uvest – 2001) a única frase que não apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: (a) o governador insistia em afirmar que o assunto principal seria "as grandes questões nacionais", com o que discordavam líderes pefelistas. (b) enquanto cuba monopolizava as atenções de um clube, do qual nem sequer pediu para integrar, a situação dos outros países passou despercebida. (c) em busca da realização pessoal, profissionais escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando à empresas com atuação social. (d) uma família de sem-teto descobriu um sofá deixado por um morador não muito consciente com a limpeza da cidade. (e) o roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
alternativa "e".
Explicação:
As regências adequadas seriam:
em a) discordar de;
em b) integrar algo (sem preposição);
em c) priorizar algo (sem preposição);
em d) consciente de.
Na alternativa c) não é errada a construção “aonde trabalhar”, embora a questão ainda seja motivo de discordância entre gramáticos da língua portuguesa. Nessa mesma alternativa, em “priorizando à empresas”, não deve ocorrer crase, pois o plural “empresas” não comportaria o artigo singular “a”.
ProfessorELEILÇON:
Meu rapaz, sua resposta está certa, ao apontar a alternativa "E", todavia, o amiguinho se atrapalhou na explicação em diversos itens.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás