A organização do processo de ensino em círculos concêntricos permite trabalhar o tempo e o espaço, bem como o próximo e o concreto, onde os aprendentes estão inseridos. Entretanto pode gerar uma simplificação exagerada, não permitindo que o estudo da realidade ultrapasse o senso comum, usando os conteúdos como uma camisa de força. Assim, algumas possibilidades devem ser consideradas e podem ser agregadas às propostas de ensino vigentes nos primeiros anos do ensino fundamental.
Sobre esse assunto, marque verdadeiro (V) para ações que devem ser realizadas e falso (F) para ações que não condizem com possibilidades a serem consideradas.
( ) Promover um ensino de História que seja constituidor do presente, permitindo que os sujeitos se situem no tempo e no espaço em que vivem.
( ) Propiciar que, por meio do ensino de História, os envolvidos no processo possam elaborar seu projeto de futuro, furtando-se de um futuro projetado a revelia.
( ) Associar os itinerários dos envolvidos no processo (docentes e discentes), combinando suas histórias de vida (biografias) com a história social (processo histórico, coletivo).
( ) Materializar os diferentes espaços das cidades: ruas, prédios, museus, aterros, diques, pontes, por meio do destaque da memória individual e da memória social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
V, F, F, V.
b.
F, V, V, F.
c.
F, F, F, F.
d.
F, V, F, F.
e.
V, V, V, V.
Respostas
Resposta:
e- V-V-V-V
Explicação: acertei
Todas as afirmativas são verdadeiras. O estudo da história tem muito a ver com o presente. Busca-se dirimir as inquietações do hoje com argumentos históricos.
O estudo da história
É fácil constatar que ensinar história a partir de reflexões críticas, a aprendizagem torná-se relevante. Rompe-se, assim, padrões tradicionais de ensino pautados na memoriazação e na falsa ideia da neutralidade.
O saber histórico nos possibilita compreender os espaços da sociedade. Analisa os movimentos de permanência e rupturas ao longo do processo histórico, impactando a compreenção do em si e para si.
Os estudantes conscientizam-se como ser histórico capazes de transformar, com ações coletivas, a sociedade ao seu redor. Por fim, o ensino de história está ligado à cidadania pois desenvolve o caráter crítico, cultural, reflexivo e ético dos educandos.
Sobre ensino de história: https://brainly.com.br/tarefa/41072681
#SPJ2