Respostas
Resposta:
O animal, já extinto, também é conhecido como Esmilodonte ou Smilodon e pertence a uma subfamília chamada Machairodontinae. Apesar de bastante utilizado, o nome tigre-de-dente-de-sabre refere-se mais a uma das características mais visíveis do felino, os dois caninos extremamente avantajados e saltados para frente.
Resposta:
Sim, já existiu.
Explicação:
O tigre-dentes-de-sabre viveu durante a Era Cenozoica, e sua extinção deve ter ocorrido há aproximadamente 10 mil anos. Esses animais surgiram no Oligoceno, entretanto, nos países da América do Sul, só há registros fósseis da sua presença no Pleistoceno. A espécie mais comum desses tigres é o Smilodon populator, encontrada ,inclusive, no Brasil.
Ele é considerado o maior e mais perigoso carnívoro da Era Cenozoica. Sua característica principal é a presença de dentes de proporção descomunal, chegando a ter cerca de 20 cm. Acredita-se que sua presa era usada para perfurar o corpo do animal após a vítima ter sido derrubada com o peso de suas enormes patas.
Por ser muito grande e possuir um rabo relativamente curto, acredita-se que ele não atingia grandes velocidades, motivo pelo qual sua principal forma de ataque era a emboscada. Quando a presa chegava próximo ao local em que o tigre-dentes-de-sabre a esperava, ele atacava com suas patas grandes, assim como os ursos.
Pesquisas sugerem que, ao matar a presa, esse animal cortava a sua garganta e abria sua barriga. Apesar de seus imensos dentes, acredita-se que sua mordida era muito mais fraca do que a de um leão atual.